O Visto de Investidor para a Itália é um visto renovável de dois anos para estrangeiros que pretendam fazer um grande investimento ou doação na Itália.
Como uma das maiores economias do mundo, bem como um caminho estratégico para o Mercado Único Europeu, nos últimos anos, a Itália tomou medidas tentando se pintar como um local atraente para investidores estrangeiros. Você também pode consultar sobre cidadania italiana preço em sites com referência para maiores esclarecimentos sobre o assunto e também para entender melhor sobre residência no país.
Um desses passos foi a introdução de um regime tributário especial, especialmente direcionado aos titulares do Visto de Investidor para a Itália.
Quem é elegível para um visto de investidor para a Itália?
Você é elegível para um visto de investidor italiano se não for cidadão da UE e fizer um único investimento em um dos seguintes:
- Título do Governo emitido pela República Italiana.
- Uma empresa constituída e operando na Itália.
- Uma startup inovadora; ou
- Você faz uma doação filantrópica. Você pode apoiar o interesse público nas áreas de cultura, educação, gestão de imigração, pesquisa científica, preservação do patrimônio cultural e natural.
Seu investimento deve ser direcionado para uma entidade. Em circunstâncias excepcionais, como doação para projetos sociais ou pesquisas que envolvam mais de um participante, poderá ser aceita doação para mais de uma entidade. Além disso, para ser elegível, você não deve ter antecedentes criminais e seus ativos financeiros devem ter sido adquiridos legalmente, ser transferíveis e estar em seu nome.
Como solicitar um visto de investidor para a Itália?
O pedido de visto de investidor italiano é dividido em duas partes:
- O pedido on-line (certificado de não impedimento)
- O pedido de visto na Embaixada ou Consulado Italiano.
Depois de obter o visto, você pode viajar para a Itália e receber uma Autorização de Residência, permitindo que você viva na Itália por longo prazo.
Após a chegada na Itália com um visto de investidor
Depois de viajar para a Itália, você deve ir pessoalmente à Questura (Sede da Polícia) para solicitar uma Autorização de Residência para Visto de Investidor Italiano. A Autorização de Residência é válida por dois anos, a partir da entrada na Itália.
Você tem três meses a partir da data de solicitação da Autorização de Residência para fazer seu investimento ou doação na íntegra. Se você não fizer isso, seu visto será revogado.
Durante todo o seu tempo na Itália, você deve manter seu investimento se pretende renovar e manter seu visto.