Pintar as paredes da casa é uma das tarefas mais interessantes, em alguns casos até divertida. É o momento em que você irá definir o que deseja transmitir com aquele ambiente: seriedade, tranquilidade, vontade de comer ou estímulo à criatividade.
Não importa qual seja o objetivo, a técnica ombré wall está entre as tendências de cores e estilos que fazem sucesso em cômodos como quartos, salas e qualquer outro espaço no qual você queira a sensação de tranquilidade. Saiba agora como criar este efeito nas paredes.
O que é a parede ombré
Técnica de efeito gradiente com o uso de duas ou mais cores, assim pode ser definida a ombré wall. Deriva de uma técnica de pintura dos cabelos, conhecida como ombré hair, que possui exatamente esse efeito de contraste com as cores.
Nas paredes, a ideia é começar com um tom mais escuro e ir clareando até chegar em algo bem clarinho, mas o caminho contrário também é válido. Além disso, também vale misturar cores que combinam entre si, seguindo essa ideia de escuro-claro ou claro-escuro.
Tem diferença para o degradê
Apesar de ser um tipo de degradê, a parede ombré difere de uma parede em degradê. O mais interessante é que a diferença é simples. No degradê você consegue definir exatamente onde começa e onde termina o tom anterior, ou seja, a transição das cores é notável.
No ombré wall isso é muito mais discreto. Você pode ficar horas encarando a parede e não vai conseguir definir com exatidão onde se encontram as transições. E é exatamente com essa sutileza na troca dos tons, que entrega o toque de relaxamento e tranquilidade transmitido pela técnica.
Onde aplicar e como fazer
Você tem liberdade de fazer a parede ombré em qualquer ambiente da casa, mas ela combina muito mais com locais relacionados ao descanso. Sendo assim, salas, quartos e o cantinho da meditação ficam incríveis com o efeito.
Como fazer a ombré wall
Fazer a ombré wall não é tão difícil quanto parece e você pode se arriscar a fazer sozinho. Confira abaixo os passos:
Prepare a parede
O primeiro passo é limpar a parede. Lave com água e sabão neutro para remover qualquer sujeira que esteja por ali e espere secar.
Pinte a base de branco
Como a base define a cor final, é preciso ter certeza que sua parede é branca. Passe uma a duas demãos de tinta branca.
Use o círculo cromático para entender combinações
Vai trabalhar com mais de uma cor? Use o círculo cromático para entender as combinações. Vale apostar em cores análogas ou complementares. Ou, se for usar o mesmo tom, em variações próximas.
Comece pelo tom inicial
O tom inicial é o mais claro ou mais escuro dentre os escolhidos. Pinte a parede normalmente com ele. O mais claro pode ajudar nas próximas etapas.
Faça marcações na parede
As marcações vão te ajudar a definir onde você começa a aplicar a segunda e terceira cor. Você pode fazer com lápis.
Passe a cor de tom médio
Vai usar três variedades de tom da mesma cor? Ou três cores diferentes? Aplique uma demão da versão de tom médio.
Finalize com a cor clara ou escura
Por último, finalize com o tom mais escuro. Se você for usar apenas duas cores, pode pular das marcações para esta etapa.
Faça movimentos em X com o pincel
Os movimentos em X com o pincel vão ajudar a criar a mistura e ocultar suas marcações. Sabe aquela sensação de que está tudo certinho e fácil de identificar onde começa e onde termina? Esse movimento vai acabar de vez com isso e sua parede ombré está pronta!