Dormir com os bichinhos é uma delícia, mas será que é adequado? Confira, a seguir, as nossas dicas para dormir com os seus pets sem prejuízos à sua saúde.
Gatos e cachorros são muito fofos e isso ninguém pode negar. No entanto, até onde pode ir o nosso amor pelos bichinhos? É seguro tê-los conosco enquanto dormimos? Segundo especialistas, dormir com os nossos pets pode auxiliar no tratamento da ansiedade e depressão. No entanto, pode ocasionar ou agravar outros problemas de saúde.
Pessoas com problemas respiratórios ou que se mexem muito durante a noite podem ter incômodos ao dormir com o pet em sua própria cama. Já no quarto, a cama do bichinho pode, inclusive, combinar com o restante da decoração. Quando for comprar tudo para casa, leve sempre em conta o conforto e espaço dos seus pets. Vamos conferir algumas dicas para você ter a sua cama sempre limpa?
1- Mantenha o seu pet saudável
Dormir com o seu gato ou cachorro pode trazer diversos benefícios à sua saúde. Mas, para isso, ele deve estar saudável, certo? Mantenha a vacinação em dia. Informe-se com o veterinário dos seus pets e saiba mais sobre a vermifugação.
Além disso, evite dormir com filhotes, pois você pode acabar sufocando-os, caso role sobre eles durante a noite. Também evite dormir com animais no cio, pois eles não vão conseguir dormir.
2- Limpeza do animal é importante
Não deixe o seu cachorro dormir na sua cama se ele estiver sujo. Mantenha os cães limpos com banhos regulares, a cada quinze dias. Antes de dormir, lave bem as patinhas dele e seque-as com secador, para não ficar nenhuma umidade.
Já no caso dos gatos, eles são autolimpantes e não precisam tomar banho. No entanto, mantenha a escovação dos pelos em dia e o controle de pulgas e carrapatos. No caso de pets muito peludos, é melhor tê-los na cama, para evitar rinite e outras doenças alérgicas.
3- Sempre troque as roupas de cama
Para evitar problemas de saúde, sempre troque as roupas de cama. Caso o seu pet seja muito peludo, o ideal é trocar os lençóis todos os dias. Desta forma, você aproveita a companhia do seu bichinho sem problemas de saúde.
4- Tenha o cantinho do pet limpo
Além da troca de roupas de cama, mantenha sempre o local onde o seu bichinho dorme limpo. Almofadas, tapetes e cobertores sempre devem ser lavados regularmente.
Caso você tenha carpetes em casa, os cuidados devem ser maiores, para evitar acúmulo de poeira e pelos. Na dúvida, passe aspirador em toda a casa regularmente. Desse modo, você conserva a sua saúde e a de toda a sua família.
5- Ensine o animal a fazer suas necessidades fora de casa
No caso de cachorros, ele deve ser educado desde filhote a fazer suas necessidades fisiológicas no local adequado. No entanto, até ele aprender, é provável que tenha acidentes com xixi e cocô em lençóis e tapetes. Por isso, vale a pena investir em impermeabilização de sofás e colchões, por exemplo.
No caso de gatos, adote os já acostumados com caixas de areia e coloque-as em locais estratégicos da casa. Os mais adequados são os distantes de comida e água e da circulação de pessoas. Os gatos preferem fazer suas necessidades em locais tranquilos, sem barulho e agitação.
6- Priorize a sua saúde
Por mais que você ame o seu pet, evite dormir com ele se você tiver alergias respiratórias e dermatológicas. No caso dos seus filhos, quanto menores eles começarem a dormir com os pets, menor a chance de desenvolver estas alergias na vida adulta.
Você deve priorizar a sua saúde e, antes de começar a dormir com o seu pet, faça alguns testes. Afinal, quando ele já estiver dormindo com você, não adianta tentar cortar este hábito, pois não vai adiantar. Consulte antes o seu dermatologista e o veterinário do seu pet para entender os riscos e benefícios.