Curitiba é a capital do Paraná, um dos estados que compõem a região Sul do Brasil, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A cidade possui cerca de 2 milhões de habitantes e é a 8ª mais populosa do país.
Quase todos os pontos turísticos do município estão localizados bem próximos ao centro (em um raio de, no máximo, 8 km). Portanto, vale muito a pena comprar uma passagem para Curitiba e conhecer a região mais a fundo.
Vale ressaltar que a cidade se destaca por ter ótimos indicadores sociais: dentre as capitais estaduais, Curitiba possui os melhores índices de educação, é o 4° melhor município para se viver e ainda sedia diversas instituições de ensino renomadas.
No entanto, além dos dados que atestam o elevado padrão de vida dos curitibanos, a capital também é conhecida como Cidade Ecológica e, a seguir, você entenderá o porquê.
Curitiba, a Cidade Ecológica do Brasil
Com 328 anos de história, o título de Cidade Ecológica se deve à beleza das paisagens naturais dos parques curitibanos e dos bosques espalhados por toda a cidade.
Além disso, de acordo com o relatório Green City Index, desenvolvido em 2016 pela Siemens e pela Economist Intelligence Unit, Curitiba é a cidade mais verde do Brasil e de toda a América Latina.
Na pesquisa, a capital se destaca sobretudo pelo seu histórico de preservação do meio ambiente, que não é comum nas cidades latino-americanas.
Em 1960, em meio a um crescimento populacional muito rápido, foi feito um planejamento na região para sustentar esse crescimento e oferecer boas condições para pedestres e motoristas. Desde então, Curitiba se tornou um modelo para a América Latina.
Já em 1980, foram implantadas várias medidas em relação a saneamento, reciclagem, gestão de resíduos e criação de áreas verdes.
E o melhor de tudo é que todos os pontos positivos de Curitiba também impactam o turismo, incluindo a excelente infraestrutura.
O que fazer em Curitiba?
O primeiro passo para decidir o que fazer em Curitiba é considerar seu tempo de estadia na cidade, pois essa questão afeta diretamente seus passeios. Feito isso, é hora de avaliar as opções. Abaixo, confira algumas delas.
Centro Histórico de Curitiba
Um ótimo lugar para iniciar a viagem por Curitiba é o Centro Histórico da cidade. O marco zero da capital, que retrata o ponto exato em que o município foi fundado, em 1693, localiza-se na Praça Tiradentes. Lá, é possível ver a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e o calçamento do século XIX.
Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba é praticamente uma parada obrigatória de quem visita a cidade pela primeira vez. Fundado em 1991, certamente é o principal cartão postal da capital, visto que sua estufa, feita de vidro e metal, atrai turistas do mundo inteiro. Além disso, é um local maravilhoso para tirar fotos, fazer trilha e passar uma tarde relaxante.
Linha Turismo
Não mencionamos padrão de vida elevado, excelente infraestrutura e boas condições para pedestres e motoristas em vão. Além de oferecer transportes públicos, carros por aplicativos e táxis, Curitiba também possui uma linha própria, chamada de Linha Turismo, que tem como itinerário os principais pontos turísticos do município.
A viagem completa dura 2h30min dentro do ônibus, no entanto, você pode saltar ou embarcar em qualquer ponto da cidade para conhecer cada local com calma. O bilhete pode ser comprado dentro do próprio veículo.
Parque Barigui
Inaugurado em 1972, o Parque Barigui é o mais frequentado de Curitiba. Nele, está localizado o Museu do Automóvel de Curitiba, que é um excelente passeio para os apaixonados por carros. O parque também é um ótimo local para observar a fauna local, que inclui as tradicionais capivaras, várias espécies de aves e até mesmo jacarés. Além disso, é o ponto de encontro de atletas e de famílias.