Conhecida especialmente por abrigar o maior parque industrial do país, São Paulo também é a cidade mais populosa do hemisfério sul. Tais atributos atraem os olhares de milhares de brasileiros à procura de desenvolvimento financeiro e oportunidades de trabalho.
Mas sua influência não se limita ao caráter corporativista. Os moradores da cidade têm acesso a uma efervescente cena cultural, que oferece diferentes opções de museus, exposições, festivais de música e gastronomia.
Vale lembrar que o valor médio do metro quadrado no município figura entre os maiores do país, especialmente em alguns de seus bairros mais valorizados, como Morumbi, Vila Olímpia e Itaim Bibi.
A seguir, separamos os principais pontos de interesse dos paulistanos, dos espaços de lazer às opções mais funcionais.
A CATEDRAL DA SÉ E O COMÉRCIO DO CENTRO DE SÃO PAULO
Uma das regiões mais visitadas da capital tem a sua história vinculada ao nascimento de São Paulo. Situada na Sé, a primeira construção da cidade, conhecida como Patteo do Collegio, abrigou os primeiros grupos jesuítas recém-chegados de Portugal.
Já a famosa Catedral da Sé, que teve sua construção iniciada em 1913, é o quarto maior templo neogótico do mundo e um dos principais cartões postais de todo o estado de São Paulo.
Nos arredores da construção, encontra-se um comércio bastante diversificado, datado do final do século dezenove, ainda nos primórdios da urbanização da cidade. Ao mesmo tempo chegavam para trabalhar nas colheitas de café os imigrantes espanhóis, italianos e japoneses.
Hoje, o bairro conhecido como Centro Velho é casa para as chamadas ruas do comércio, que comercializam produtos específicos. Na Avenida Dr. Arnaldo prevalece o comércio de flores, já a Rua Florêncio de Abreu é conhecida pelo comércio de máquinas e ferramentas.
A região também abre espaço a alguns dos melhores motéis de SP, situados em bairros como Ipiranga, Bela Vista e o próprio centro da cidade.
O PARQUE IBIRAPUERA E AS ÁREAS VERDES DE SÃO PAULO
Em 2017, o Parque Ibirapuera foi a área verde mais visitada da América Latina, com mais ou menos 14 milhões de visitantes.
Seus mais de 150 hectares acomodam dezenas de atrações, fixas e itinerantes, como os museus de Arte Moderna (MAM) e Afro Brasil, as plantas ornamentais do Pavilhão japonês, as exposições da OCA, com arquitetura assinada por Oscar Niemeyer, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, entre outras.
Também entre as áreas verdes mais visitadas da capital estão o Parque Villa-Lobos, localizado no Alto de Pinheiros, e o Parque Augusta, localizado na Consolação, região central de São Paulo.
O MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO, NA AV. PAULISTA
Situado em um dos cartões postais do país, a Av. Paulista, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) é considerado uma das mais relevantes instituições culturais brasileiras.
Arquitetado pela modernista ítalo-brasileira, Lina Bo-Bardi, o prédio em si é um cartão postal para a cidade, especialmente por suas grandes faixas vermelhas, que envolvem a construção e a mantém suspensa, possibilitando um espaço de convivência no vão que se forma.
Seu acervo é um dos mais importantes da América Latina, abrigando obras de grandes nomes, como Rafael e o seu “Ressurreição de Cristo”, Renoir com o famoso “As meninas Cahen d’Anvers” e Van Gogh com “A arlesiana”, além das obras de Anita Malfatti, Cândido Portinari e Pablo Picasso.
Por sua vez, a Av. Paulista é um dos centros econômicos mais conhecidos da capital de São Paulo, abrigando grandes empresas, hotéis, bancos, hospitais e outros espaços culturais.
O THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO E O SEU LEGADO
Esta é com certeza uma das principais atrações da cidade de São Paulo, em especial para os fãs de história da arte.
Localizado na Praça Ramos de Azevedo, no centro do município, o Theatro Municipal é mais uma conhecida imagem da capital, onde se apresentam a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coro Lírico Municipal, o Balé da Cidade de São Paulo e o Coral Paulistano Mário de Andrade.
Falando nos modernistas, o prédio é famoso especialmente por sediar a Semana de Arte Moderna de 1922, evento que apresentou a estética modernista aos brasileiros, da pintura, à música e à literatura.
Com abertura de Graça Aranha, contou com nomes de peso como Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos e Mário de Andrade, autor de um dos principais romances nacionais, “Macunaíma”, de 1928.
Pronto, você já conhece as atrações mais celebradas da cidade de São Paulo, dos espaços de lazer aos centros comerciais mais variados. Só falta escrever o roteiro e explorar!