Promover Campanhas de Afiliados
Saber como promover campanhas de afiliados de forma correta infelizmente ainda é para poucos. Se já trabalha na internet e utiliza os mais diversos programas de afiliados que existem, provavelmente você já deve ter se deparado em alguma dessas situações:
– Meu blog / site não gera cliques e conversões suficientes;
– Não consigo encontrar campanhas que seja boas o suficiente;
– Não domino técnicas de Marketing para aumentar minhas conversões;
– Não sei como fazer um funil de vendas eficaz;
Se você se enquadra nas situações acima ou em alguma outra na qual não permite que você consiga gerar conversões eficazes, este artigo será agregará informações úteis que irão lhe ajudar bastante a aumentar seus rendimentos.
O que preciso fazer para promover campanhas de afiliados com resultados?
Existem uma série de ações que são necessárias para que você tenha êxito neste tipo de ação, porém eu costumo dividir isto em 3 grandes grupos: Publico Alvo, Chamada e Funil Estruturado.
Posso dizer que se você se preocupar com estes 3 tipos de grupos de ações para promover campanhas de afiliados, você fatalmente terá suas conversões aumentadas drasticamente.
Mais vou detalhar mais o que significa isso ao longo do artigo.
Leia também: 9 ideias para ganhar dinheiro na internet.
PUBLICO ALVO
1 – Conheça o seu público-alvo: Se quer ter resultado como afiliado de qualquer produto ou serviço, o primeiro passo é você conhecer (e bem!) seu público. Este é o princípio de tudo, pois você precisa saber muito bem quem te visita para poder aplicar a técnica e campanha mais adequada.
Muitas vezes quando se usa investimento em publicidade para promover estas campanhas, conhecer o público alvo passa por entender qual o tipo de público irá se interessar pela campanha que deseja promover.
Indo para algo mais prático, conhecer seu público alvo passa por entender dados como faixa etária, sexo, regiões geográficas, interesses, tipos de conteúdo que agradam seu público e muito mais.
Antes de começar a promover campanhas de afiliados, eu costumo fazer um exercício que é levantar todos esses dados e atribuí-los em um documento único. Isso faz com que eu me force a conhecer melhor meu publico com dados reais e evite ficar “adivinhando” como é o meu público-alvo de fato.
Existem ferramentas que podem lhe dar essas informações, como o Google Analytics para blogs e sites, o Facebook Insights para páginas de fãs, entre outras.
2 – Identifique o Interesse: Este é outro ponto chave para o sucesso de suas campanhas, é um passo a mais para o conhecimento de seu público-alvo. Neste caso, exige uma análise maior sobre o negócio do que meramente informações que ferramentas podem lhe dar.
Muitas vezes, algumas ações são bem vindas quando o assunto é conhecimento de seu público. Se trabalha com o Email Marketing por exemplo, você pode enviar um mailing para suas listas fazendo enquetes de assuntos de interesse para publicar conteúdo em suas páginas.
Se trabalha com página de fãs, você pode promover perguntas e aguardar a resposta de seu público. Tudo isso incentivando seus leitores a participar oferecendo brindes e outras formas de fazer com que os mesmos participem.
Além deste feedback que você pode obter diretamente de seu público, você precisa analisar mais a fundo o seu negócio para ententer melhor o que seu público tem de interesse.
Vamos imaginar por exemplo que você vai promover as campanhas de uma empresa que vende pacotes turísticos, seja através de um site, um blog ou ainda do Facebook. Entender os desejos, o poder aquisitivo e a disponibilidade de seu público alvo pode resultar no conhecimento sobre o interesse dos mesmos.
Esta é uma análise delicada e que demanda um conhecimento sobre o negócio. Neste caso, alguns números podem ajudar, como por exemplo respondendo as seguintes perguntas:
a) Quais tipos de pacotes obtém maior número de curtidas, comentários e avaliações?
b) Quais tipos de pacotes gera maior venda através das páginas?
Avalie estas resposta, estude as faixas de valor dos pacotes mais vendidos, estude faixas de valor dos pacotes mais comentados, entenda quais a quais regiões do país (ou fora) os pacotes mais vendidos e comentados são e etc.
Após uma análise bastante criteriosa, você vai entender quais são os interesses de seu público para poder adicionar conhecimento a sua estratégia. (Não esqueça de colocar estas informações em seu documento sobre público-alvo).
Obs: Isto tudo imaginando que você já possua um negócio online, como site, blog, Email Marketing e ou Fã Page. Caso você deseje somente promover as campanhas contratando publicidade, como o Facebook Ads por exemplo, você terá que identificar estas informações sobre o seu “publico alvo ideal”, que é quem você necessita atingir.
3 – Identifique a “DOR”: Este é o mais PODEROSO conhecimento sobre o seu público-alvo. Identificar a dor é o mesmo que identificar todas as objeções que seu público possui com relação ao tipo de produto que promove.
E este tipo de conhecimento é essencial para que você tenha sucesso ao promover campanhas de afiliados. Se você sabe o que seu público tem de objeção com relação ao que esta “vendendo”, você tem como tratar e “eliminar” estas objeções para que seja possível realizar a venda.
A identificação da “dor” de seu público é um passo a mais quando são identificados os desejos. Você precisa fazer uma pesquisa de mercado para entender o que faz com que as pessoas não comprem o produto que esta promovendo.
Além disso, ações como as que citei no tópico anterior de pesquisa com seu publico podem ajudar muito.
Embora este artigo não tenha nenhum interesse em gerar conversões que gerem comissões, sendo neste caso conversão para mim se você continuar navegando em meu blog, mais você deve ter notado que logo no inicio do artigo eu coloquei os principais problemas que fazem com que as pessoas não promovam mais as campanhas de afiliados, correto?
Isto foi um trabalho prévio que fiz antes de escrever o artigo, que é de identificar as suas principais objeções com relação a este tipo de ação e criar um artigo que lhe transmita o conhecimento para resolver o seu problema.
Além disso, de cara você já entendeu o que vai obter de conhecimento se ler o artigo até o final e, se não fosse de seu interesse, já teria saído desde o inicio.
Este é um perfeito exemplo de identificação de objeções que fiz. Você tem que saber tudo que seu público tem de receio (objeção) com relação ao produto que esta a promover.
Mais uma vez, não esqueça de alimentar seu documento a respeito de seu público alvo.
CHAMADA
Em qualquer tipo ação para promoção de campanhas de programas de afiliados que faça, você terá sempre a “chamada” para seu público. A Chamada nada mais é do que a frase de efeito que você precisa utilizar para chamar a atenção de seu público e fazer com que ele saiba mais sobre o que esta promovendo.
a Chamada é necessária em qualquer tipo de negócio, seja ele o titulo de uma página, o título de uma campanha de mailing, o título de um anúncio ou ainda o título de uma postagem em uma rede social.
Se você esta seguindo o que estou transmitindo até aqui, com certeza você já possui um documento em mãos com todas as informações sobre seu público-alvo, como dados dessas pessoas, interesses e também as principais objeções.
Estude bem estes dados pois eles são essenciais para ter a “chamada perfeita” para seu negócio. Pode ajudar também: Marketing Viral – 6 estratégias para tornar seus conteúdos explosivos!
4 – Baseie nas Objeções de seu público: Sem dúvidas as chamadas que mais despertam interesse de seu público é aquela que demonstra que irá resolver a objeção do mesmo. Chamada com extermínio de objeção é a mais PODEROSA chamada que existe.
Imaginando o exemplo da promoção de campanhas relacionadas ao pacote de turismo, caso fossem essas as objeções poderíamos formular as seguintes chamadas:
“As Serras Gaúchas são frias demais? Que nada. Saiba mais e ganhe um brinde”. Ou ainda “Viajar para o EUA é caro? Era! Clique e saiba mais…”. Ou ainda “Medo de avião? Saiba porque é o meio mais seguro e voe hoje!
Procure criar uma chamada que explore a maior objeção de seu público e faça que eles cliquem e o visitem. Além disso, criar conteúdos que complementem a chamada que criou é fundamental para que tenha sucesso.
De nada adianta você criar um anúncio, por exemplo, com uma chamada poderosa dessas e o usuário cair em uma página de vendas que não traz informação nenhuma para matar a objeção do mesmo. Só o título é insuficiente.
Você precisa mostrar algo concreto que faça com que estas objeções realmente caiam por terra, só assim você vai conseguir aumentar suas conversões.
5 – Utiliza Chamada para ação ou Call to Action: Este tipo de técnica se aplica mais se você utiliza anúncios ou postagens em redes sociais para direcionar tráfego para suas páginas, sejam páginas de blog, captura, ou ainda páginas de vendas.
Ao criar uma chamada para seu anúncio conforme descrito no item 4, coloque sempre no final uma frase que estimule o usuário a clicar e te visitar, como por exemplo: Clique e saiba mais. Clique aqui. Visite agora. Saiba mais. Entenda porque.
Embora pareça que isto não da resultados, mais o fato é que apresenta resultados nítidos quando medimos os números de uma campanha que utiliza com o de uma campanha que não utiliza o Call to Action.
Assim como você deve usar o Call to Action em títulos de anúncios, você deve fazer o mesmo em botões de páginas de captura. Isto também faz com que aumente o número de inscrições.
6 – Chamada condizente com página de destino: A pior frustração de um usuário é quando ele lê um anúncio ou um título de uma página e quando acessa a mesma e visualiza o conteúdo, o mesmo não tem muita relação com o que foi descrito.
Esta é uma experiência terrível e pode fazer com que você fracasse facilmente. Não tente enganar o seu público com chamadas extremamente atraentes mais que não condizem com o que esta promovendo, pois isto vai te trazer mais resultados negativos do que positivos.
É fundamental que você crie páginas de vendas, de caputra ou mesmo de conteúdo que sejam 100% compatíveis com a CHAMADA que esta fazendo.
Para se ter uma ideia, em uma campanha que promovi recentemente no Facebook Ads, eu identifiquei 9 objeções diferentes para meu “público ideal”. Eu criei uma chamada diferente para cada tipo de objeção e por consequência uma página de captura específica para cada chamada.
Ou seja, o usuário que clicasse no meu anúncio ele seria direcionado para uma página de captura que trazia exatamente o que estava descrito no anúncio na qual ele clicou. Os resultados foram fantásticos, pois o usuário que clicou no anúncio ele sabia exatamente o que buscava, que é exatamente o que tinha na página de destino.
Não digo que é necessário sempre ter uma página de destino para cada chamada, mais é importante avaliar bem se as CHAMADAS são condizentes com as páginas de destino. Outros aspectos importantes são os que dizem respeito a Usabilidade de sua página de destino. Para isso, leia: Usabilidade – 22 técnicas imprescindíveis.
Em outras palavras, a sua chamada tem que dizer que vai “resolver” a objeção de seu usuário e a sua página de destino tem que resolver de fato a objeção. Neste caso, aplicação de um bom Marketing de Conteúdo pode ajudar bastante. Aproveite e leia: Marketing de Conteúdo – 5 formas de alavancar seus negócios!
FUNIL DE VENDAS ESTRUTURADO
Quando tratamos de produtos com valor maior, ou seja, não são produtos de uso cotidiano, com baixo valor e que vendem aos milhares diariamente, a aplicação de um funil de vendas estruturado é fundamental para ampliar seus resultados.
Funil de vendas para quem ainda não esta habituado com esta terminologia, consiste em criar etapas em um processo de venda onde a mesma vai sendo construída através de um relacionamento com seu público-alvo, que normalmente ocorre com a utilização de estratégias de Email Marketing. Aproveite e leia: 5 Ferramentas de Email Marketing com melhor Custo / Benefício.
Afinal de contas, em produtos de valor maior, muitas vezes a pessoa que esta te visitando não esta ainda no que chamamos “momento de compra” e, ter o email para continuar se comunicando com ela pode ser fundamental para que realize a venda em um futuro breve.
Produtos com valor um pouco maior, normalmente demandam um esforço maior para que as objeções sejam exterminadas, onde não conseguimos com uma mera página de conteúdo eliminar todas essas barreiras.
7 – Utilização da Isca Digital: Toda estratégia para funil de vendas tem que iniciar o relacionamento através da obtenção do email de contato de seu visitante. Para isso, nada melhor que oferecer algum prêmio para incentivar que as pessoas deixem seus emails para contatos.
É ai que entra a Isca Digital. Normalmente esta Isca é utilizada com algum material digital que pode ser entregue de maneira automática, embora não seja esta situação para 100% dos casos.
Voltando ao exemplo do caso em que você esteja promovendo campanhas de uma empresa que oferece pacotes turísticos, você poderia criar sua Isca Digital baseado na objeção principal de seu público, como por exemplo: “Guia do pão duro. Viaje para a Europa pagando menos em tudo”.
Este e-book consistiria em um documento em formato pdf com conteúdo ajudando as pessoas a economizarem ao longo de suas viagens.
Neste caso, você criaria uma página de captura, onde a pessoa interessada faria a sua inscrição com o nome e o email e a inscrição se daria em sua ferramenta de Email Marketing. Automaticamente a ferramenta já envia o E-book grátis para o email da pessoa.
A partir dai, você iniciaria um relacionamento enviando alguns emails para este público, onde no final você conduz estas pessoas a comprarem o pacote que deseja vender.
É fundamental que sua Isca Digital esteja 100% relacionada com o tipo de público que você deseja atingir. Neste exemplo que citei, você atingiria especificamente pessoas que tem interesse em viajar para a Europa.
Você pode utilizar vários tipos de Isca Digital.
8 – Criação de relacionamento, Empatia e Entrega de Conteúdo: Após ter criado sua lista de contato em sua ferramenta de auto-responder, é fundamental que você construa um relacionamento com sua lista.
Isto deve acontecer com emails regulares, sem exageros, e se possível sempre com mensagens pessoais, de forma a criar uma empatia com seu público e fazer com que ele acompanhe as notícias que tem a dar.
Para fortalecer esta relação com seu público, é importante que você envie mais conteúdo em seu email. As pessoas adoram dicas e conteúdos grátis e, se você conseguir resolver mais algumas objeções, estará dando um passo essencial para a realização da venda.
Seguindo o exemplo que citei, após alguns dias de você ter entregue o e-book grátis sobre o guia para economizar em viagens para a Europa, você poderia mandar um segundo email mostrando os pontos turísticos a serem visitados na Europa.
Dentro do email, você faz a chamada explicando do que se trata com um link para uma página sua que “entrega” este conteúdo gratuitamente.
Depois de mais alguns dias, você envia outro email falando que é possível viajar para a Europa gastando pouco e mostrando exemplos práticos (se esta for uma objeção de seu público).
E assim, desta maneira você vai construindo o relacionamento com seu público. De tempos em tempos (sem exagerar), você envia intercala este relacionamento com o envio de um email promocional do pacote de viagens que deseja vender.
Assim, você acaba por aumentar bastante as conversões e gerar um resultado muito maior. Se você pensar que consiga por exemplo alimentar a sua lista com 1000 emails de contatos todo mês, ao final de 06 mês você estará com uma lista de 6000 emails e enviará ofertas para todos estes contatos, podendo vender a qualquer um deles, mesmo que ele tenha se inscrito logo no seu primeiro mês.
Isto ocorre devido ao que citei do fato de cada consumidor ter um “momento de compra” diferente do outro. Pode te ajudar: Como aumentar a taxa de abertura em 7% em Email Marketing.
9 – Medição de resultados: Com o tempo, você será capaz de medir o resultado de cada um dos estágios de seu funil de vendas, podendo fazer um planejamento completo e ter a real noção do que é preciso para vender o que deseja.
Digo isto pois você terá condições de medir o percentual de pessoas que entra na sua página de captura e se inscreve em sua lista, o percentual de pessoas de sua lista que compram de você e assim consecutivamente.
Como resultado final, você saberá quantos visitantes em média precisa ter em sua página para gerar 1 venda. Assim, você pode estudar comprar tráfego em algumas fontes de tráfego, como o Facebook Ads, Google Adwords, entre outros.
Vamos imaginar um exemplo prático:
– A cada 100 visitantes que visitam minha página, 50 se inscrevem em minha lista;
– A cada 100 pessoas em minha lista, consigo gerar 1 venda;
– A cada venda tenho um lucro de 200 reais;
Neste exemplo acima, você sabe que para gerar 1 venda e ganhar 200 reais, você precisa trazer 200 visitantes a sua página. Pois destes 200 visitantes, 100 irão se inscrever em sua lista e 1 irá comprar o produto que promove.
Isto lhe permite saber que 200 visitantes geram 200 reais, então você tem que pagar algo abaixo de 1 real por visita para que ela seja lucrativa. Permite também você traçar metas de vendas que deseja gerar e saber quanto terá que investir para gerar estas vendas.
Com todos estes dados, será possível criar um planejamento sério e promover campanhas de afiliados de forma que seja bastante lucrativa.
E você, como promove suas campanhas de afiliados?
TAGS
– Promover campanhas de afiliados
– Promover campanha de afiliados
– Promover afiliados
– Divulgar programas de afiliados
– Promover programa de afiliados
– Programa de afiliados
Comments 3