Uma das principais maneiras de alcançar um bom público sem o conhecimento técnico adequado para iniciar um comércio digital é a utilização de um bom marketplace. Estes sites funcionam como um equivalente virtual de shopping centers.
Os marketplaces têm ganhado cada vez mais destaque na mídia, em grande parte pelo potencial de negócios que eles geram para novos empreendedores, uma vez que não é necessário conhecimento técnico para usar esse tipo de atividade de venda de porta de enrolar automatica preço.
O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se tornado cada vez mais populares e feito parte do dia a dia das pessoas, aumentando consideravelmente o potencial de comunicação de cada um deles.
O comércio digital foi um dos maiores beneficiados deste movimento, em grande parte por conta da facilitação do processo de abertura de empresa, que foi um impulsionador para o mercado como um todo.
Muitas pessoas que antes tinham receio de iniciar uma jornada empreendedora agora se sentem mais confortáveis para dar o primeiro passo, principalmente levando em consideração o quanto de economia é realizado em relação a abertura de uma empresa física de aço para construção.
Custos de montagem de uma loja, infraestrutura e os gastos com o ambiente acabam sendo deixados de lado, permitindo que com apenas um pequeno estoque você já comece a vender diretamente para seu público-alvo.
Entretanto, a primeira barreira que muitas pessoas encontram para empreender na internet é a falta de conhecimento relacionado a programação e a web design, que são ferramentas fundamentais para manter sua loja online em atividade.
A solução encontrada por muitos comerciantes foi justamente o marketplace, plataformas que agrupam as mais variadas empresas de setores variados para criar um ambiente mais adequado para os negócios.
Estas plataformas funcionam de forma colaborativa, onde todos podem vender seus produtos e receber os benefícios de fazer parte desse tipo de atividade com uma distribuidora de flores. Vale lembrar que a maioria dos marketplaces são gratuitos, trabalhando especificamente com porcentagens de vendas.
Qualquer usuário que tenha interesse em vender algum item pode registrá-lo no marketplace. Isso inclui pessoas físicas, então não há a necessidade de montar uma empresa completa logo de imediato.
As empresas de marketplace costumam ser bem reconhecidas no mercado, além de possuir uma boa credibilidade na internet. Isso ajuda os consumidores a terem mais segurança na hora de comprar, uma vez que sabem que o local é de confiança.
Entender esse tipo de recurso é uma excelente maneira de se destacar em um mercado cada vez mais concorrido, além de garantir um início imediato para suas vendas como um todo.
Por que optar por um marketplace?
Quando você está iniciando sua jornada, é interessante entender os motivos que podem levá-lo a optar pelo marketplace como plataforma de negócios de motor para portão basculante. Por isso, conhecer seus benefícios é muito importante.
Ainda assim, cada empresa é única, e você pode não ter os mesmos resultados que outra companhia que atua na mesma área de atuação, ainda que estejam buscando os mesmos objetivos.
Por isso, o ideal é que você seja capaz de adaptar estas ações à sua realidade para otimizar seus resultados e conseguir trabalhar com muito mais qualidade em suas atividades de e-commerce como um todo.
Popularidade dos marketplaces
A maioria dos marketplaces lidam diretamente com plataformas conhecidas no mercado em que você está inserido. Muitos players grandes do mercado nacional optaram por montar esse tipo de estratégia em suas lojas digitais, aumentando seu potencial de comunicação.
Como trabalham com diversas empresas de variados elementos, não é incomum que você encontre um fluxo maior de pessoas, que terão o primeiro contato com o marketplace e eventualmente podem até se fidelizar em sua loja de bebedouro de coluna.
A popularidade de um marketplace é fundamental para seu sucesso comercial. É esse fator que é levado em conta por novas empresas que se inscrevem na plataforma, garantindo assim um fluxo constante de negociações.
Retenção de clientes
Outro ponto interessante para os marketplaces é sua capacidade de retenção. Consumidores que entram para procurar algum item em particular acabam ampliando o tempo que passam pesquisando itens, uma vez que já estão na plataforma.
Em alguns casos, a pessoa até mesmo encontra outros produtos que se interessa, mas que não estava procurando quando acessou o marketplace pela primeira vez.
Por conta disso, manter o consumidor interessado e procurando itens no marketplace aumenta consideravelmente suas chances de aumentar seu potencial de vendas e melhorar seus negócios.
Investimento menor
Uma das principais travas para empreendedores iniciantes é o capital inicial para o empreendimento. Normalmente, os custos são elevados, e isso acaba se tornando um problema para quem não tem essa verba em caixa.
Os marketplaces permitem que você consiga trabalhar com apenas o valor de seu estoque inicial, uma vez que eles recebem apenas uma porcentagem do controlador de nível de água no momento em que ele é vendido.
Além disso, a própria plataforma muitas vezes investe em ações de marketing para garantir mais acessos, o que elimina a necessidade da empresa investir por conta própria nesse tipo de interação.
Desvantagens de um marketplace
À primeira vista, parece a melhor opção investir em um marketplace e deixar de lado a ideia de montar seu próprio e-commerce, porém esta afirmação nem sempre é verdadeira. É preciso ter em mente alguns dos deméritos desse formato de negociação.
Dessa forma, você enquanto empreendedor poderá tomar uma decisão mais assertiva acerca de sua empresa e de como trabalhar efetivamente com ela, garantindo uma estrutura mais adequada de atendimento para seu público como um todo.
Plataformas de qualidade
Existem diversos marketplaces no mercado, e é importante saber como escolher o correto. Isso porque o básico não é diferente em nenhum deles, com a empresa apresentando os produtos que você tem a vender, como um fusivel preço.
Um dos principais pontos para se preocupar na hora de escolher um bom atendimento é identificar a qualidade do suporte técnico que ele oferece. Esse é um diferencial fundamental, sobretudo se você é leigo com relação a questões digitais.
Além disso, é interessante que você ofereça uma gama maior de canais de comunicação para trabalhar, como por exemplo:
- e-mail;
- telefone;
- mensageiros instantâneos;
- redes sociais.
Quanto mais canais a empresa possuir para o diálogo, mais acessível ela é, permitindo que você trabalhe com efetividade na plataforma escolhida e garantindo que seus parceiros estarão de olho nas negociações.
Segurança
A segurança é outro ponto importante que pode ser bastante negativo para um marketplace. Se a plataforma escolhida não der garantias de pagamento ou recebimento do produto, você ou o consumidor podem acabar sendo lesados a longo prazo.
O prazo de pagamento para o empreendedor pode chegar a até 45 dias, para garantir que o produto chegou em perfeitas condições ao comprador. Por isso, é importante que você tenha esse planejamento em mente para conseguir trabalhar.
Comissões do marketplace
Para se manter em atividade, o marketplace cobra uma comissão do lojista, referente a uma porcentagem do valor das vendas. Cada plataforma tem suas próprias regras com relação a esse tipo de atividade para a venda de moveis para escritorio.
É importante que você se adapte a estas regras para conseguir trabalhar com tranquilidade nesse tipo de situação. Adaptar-se ao modelo de pagamentos do marketplace permite que você estipule um valor de venda que não prejudique seus negócios.
A variação de custos por conta destas comissões pode ser considerável, e é preciso pensar se vale a pena inserir um determinado item na loja se este for o caso.
Competição interna
A ideia de montar uma loja com pouco conhecimento técnico ou com um investimento baixo não é atrativa somente para você. A maioria dos marketplaces possui diversos empreendedores buscando um diferencial para se destacar.
Por isso, os problemas de concorrência interna muitas vezes acabam fazendo com que lojistas percam vendas, uma vez que eles precisam optar por ações de destaque no nicho de mercado para conquistar uma estrutura de qualidade.
Comercializar produtos é apenas parte do trabalho realizado em um marketplace, e é preciso muita atenção para conseguir trabalhar corretamente.
Considerações finais
Escolher trabalhar com um marketplace pode trazer uma série de benefícios para qualquer empreendedor, mas é preciso tomar esta decisão com consciência e qualidade para garantir resultados adequados.
Quanto mais você aplicar seu conhecimento nessa decisão, mais assertiva ela será, otimizando seus ganhos e identificando as vantagens desse formato de negociação, alcançando uma excelente maneira de se destacar.
Uma empresa que possui esse tipo de atividade acaba conquistando muito mais destaque no marketplace que está inserido, aumentando o potencial de vendas e tornando-a mais próspera no mercado de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.