Muito se ouve diante do mercado financeiro sobre o Bitcoin, as criptomoedas e o seu gigantesco potencial, mas poucos sabem de fato a origem delas e como tomaram uma proporção e alcance tão grande.
A popularidade e proporção do Bitcoin e das criptomoedas é algo praticamente indiscutível e um fato inegável ao considerarmos os investimentos e principalmente a valorização dessas moedas conforme os anos.
Esse mercado tem crescido constantemente tendo impactos consideráveis desde um serviço de reparo de impressoras a praticamente todo o mercado, principalmente se considerarmos o ano de 2020 para cá.
Logo, diante dessa proporção e destaque, o Bitcoin é justamente uma das moedas mais populares em relação às criptomoedas, possuindo uma grande importância ao se tratar desse mercado.
Entretanto, um fato bem curioso em relação às criptomoedas é que até hoje não se sabe ao certo a identidade da pessoa por trás do projeto, pois se tem algumas suspeitas mas nenhuma é capaz de desvendar esse enigma.
Sendo assim, por mais que as criptomoedas sejam um sucesso e até mesmo um reflexo do futuro, ainda se tem muitas dúvidas em relação a sua história, evolução e principalmente o responsável pelo seu surgimento.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as criptomoedas, evidenciando a sua significação, a sua origem, o futuro das moedas digitais, algumas características do Bitcoin e a história e evolução desse mercado. Vamos lá!
O que são as criptomoedas?
A criptomoeda é uma espécie de bem digital, que tem como seu principal intuito e desenho funcionar como um meio de troca onde cada moeda tende a ter um controle individual em uma cadeia de Blockchain.
Essa moeda digital é guardada em um sistema descentralizado de computadores, que geralmente são espalhados em toda a internet pelos famosos mineradores, usando um banco de dados onde as informações se mostram criptografadas e espalhadas por todo o mundo.
Por não ter um controle central de um banco ou até mesmo de um governo, para que você consiga criar uma criptomoeda, é necessário realizar uma mineração que siga algumas regras rígidas de controle de acesso do sistema.
Além do mais, um fato bem curioso é que por não existir uma espécie de fiscalização oficial, os próprios mineradores são os guardiões do sistema, sendo os responsáveis por validar e tornar legal as transações realizadas.
Sendo assim, devido a prospecção e crescimento em relação ao futuro dessa moeda digital desde uma consultoria totvs protheus a uma empresa de tecnologia é essencial ficar atento a sua origem, evolução e tudo que está associado às criptomoedas.
Origem das criptomoedas
Muito se fala e é até mesmo um mistério em questão a primeira pessoa responsável por lançar as criptomoedas e fazer com que essa moeda digital hoje ganhasse toda a proporção e relevância que ela possui.
Entretanto, por mais que essa questão ainda seja um mistério a ser resolvido, existem alguns indícios em torno das criptomoedas que fazem com que possamos compreender e entender mais características sobre esse universo.
Em suma, o nome por trás do conceito das criptomoedas é justamente David Chaum, por mais que ele não tenha inventado e divulgado as primeiras criptos, este homem foi o cérebro por trás da ideia e quem plantou a semente em 1982 em sua tese de doutorado.
Por isso, assim como a instalação de WiFi tem seu criador e as pessoas que foram responsáveis por essa ação, alguns nomes são bem fortes e marcantes quando falamos das criptomoedas e desse vasto universo. Sendo eles:
- Criptomoedas: Satoshi Nakamoto;
- Bitcoin: Satoshi Nakamoto;
- Ethereum: Vitalik Buterin;
- Litecoin: Charlie Lee:
- Ripple: Jed McCaleb.
Além do mais, um fato bem interessante e até mesmo mais detalhado em relação às criptomoedas, é que Satoshi Nakamoto em outubro de 2008 enviou um e-mail para uma lista de pessoas com interesse em criptografia.
Esse e-mail foi utilizado por Satoshi para dizer que ele estava trabalhando em um novo dinheiro de sistema eletrônico peer-to-peer, cujo seu funcionamento não precisava da intervenção de terceiros nas transações.
Entretanto, assim como uma espécie de envio de encomendas nacionais sem remetente, ninguém até hoje sabe quem é Satoshi Nakamoto e nem tem pistas que levem até a pessoa que deu início a esse universo tão grande.
Porém, vale destacar que devido a essa ação hoje as criptomoedas evoluíram, conquistaram seu espaço diante do mercado e tem demonstrado a sua importância e relevância para o agora e também para o futuro.
História e evolução das criptomoedas
Algo claro e que você deve ter em mente,é que após o lançamento e proporção das criptomoedas, o mercado financeiro sofreu alterações consideráveis e até mesmo evoluir diante de uma visão e cenário mais futurista.
Logo, para que você por exemplo diante da sua empresa fabricante de guarda corpo entenda ainda mais como as moedas digitais alcançaram esse patamar, confira a evolução e história das criptomoedas diante do mercado.
Lançamento da criptomoeda
Esse primeiro momento de lançamento está associado justamente a Satoshi Nakamoto, que mantém sua identidade em segredo e foi o principal responsável por dar início a esse universo.
Já uma das criptomoedas mais conhecidas o Bitcoin, também sabe-se pouco sobre seu criador, pois as informações disponibilizadas são que ele criou o documento que deu origem a essa cripto, sendo o primeiro a minerar e tendo em sua pose 1 milhão de bitcoins.
Segundo o documento e até mesmo história em relação ao Bitcoin a ideia era justamente criar uma moeda descentralizada, sem controle pelo banco central e outras instituições financeiras.
Por isso, se hoje você diante dos seus investimentos ou até mesmo sua empresa de licenciamento CETESB possuem essa moeda digital, a sua valorização tem alcançado valores incríveis, demonstrando a sua potência e prospecção para o futuro.
Mineração das criptos
Já em 2009, a história de origem e evolução das criptomoedas tem outro capítulo e marco importante, pois o Bitcoin passou a estar disponível para todo o mundo e seu criador Satoshi extraiu as primeiras 50 Bitcoins e lançou na prática de mineração de criptomoedas.
Naquele ano, poucas pessoas conseguiam imaginar a grandeza dessa ação e o quanto ela significaria para o futuro e para que possamos hoje viver diante dessa prospecção.
Primeiras transações
Sabe quando você abre seu e-commerce e a sua primeira venda de um anúncio sobre aluguel de guindaste preço acontece e te dá um ânimo necessário, as primeiras transações em relação ao Bitcoin também foram assim, contribuindo para o seu crescimento e propagação.
Na origem das criptomoedas até o ano de 2010 o Bitcoin não tinha valor atribuído, portanto algumas pessoas até mesmo doavam a moeda digital sem nem se quer considerar o seu potencial.
Um exemplo dessa ação é o caso de Gavi Andressen que criou um website, comprou 10 miil Bitcoins pela quantia de US$50 e simplesmente doou a moeda para outras pessoas.
Além do mais, outra história muito interessante é o caso de Laszlo Hanyecz, um programador de software que na época pagou duas pizzas pela quantia de 10.000 Bitcoins.
Hoje essas pizzas valeriam nada mais nada menos do que US$ 600 milhões, demonstrando a valorização e a proporção que os Bitcoins tomaram diante dos anos, podendo comprar desde uma mansão até uma tela toldo sombreamento 4×4.
Novas criptos surgem no mercado financeiro
Em 2011 com um início de sucesso e relevância do Bitcoin, começou a se tornar mais recorrente o nascimento de novas criptomoedas, sendo conhecidas diante do mercado como Altcoins devido a serem alternativas do Bitcoin.
Um exemplo dessas moedas é a moeda digital Litecoin que pior muitos é conhecida diante do mercado como a prata do Bitcoin, tendo uma proporção e valores consideráveis diante desse cenário.
Crise no mercado de Bitcoin
Em 2014, aconteceu o que é conhecido no mercado como o maior cambio de criptomoedas, pois o website Mt.Gox foi pirateado e mais de 850.000 Bitcoins escaparam, sendo considerado por muito o maior roubo da história das criptomoedas.
Além do mais, por possuir um sistema descentralizado, até hoje ninguém nunca identificou os hackers e esse é mais um dos mistérios desse vasto universo das moedas digitais.
Chega ao mercado a Ethereum
Complementando e até mesmo deixando bem evidente a linha do tempo da origem das criptomoedas, em 2015 acontece o lançamento do projeto Ethereum.
A moeda Ethereum introduziu os contratos inteligentes que possibilitaram alguns avanços para Blockchain e até mesmo no desenvolvimento de algumas aplicações complexas que são extremamente úteis ao considerar as finanças.
Nova crise no mercado das criptos
O crescimento das moedas digitais foi algo praticamente insustentável e até mesmo sem um controle, o que consecutivamente fez com que diversos projetos entrassem em colapso e não conseguissem se sustentar em meio a toda essa pressa e concorrência.
Estabilização no mercado
Alguns projetos sobreviveram à crise que se deu em 2018 e após esse momento mais delicado, com a Blockchain e as criptomoedas trabalhando a favor, os resultados e ações se mostraram extremamente positivas.
Assim, diante desses avanços e até mesmo altos e baixos, hoje alguns especialistas conseguem achar maneiras de otimizar empreendimentos que nasceram na época pré-Blockchain e oferecer novos produtos e serviços, demonstrando essa instabilidade do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site Jornal do Corpo, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.