País está entre as primeiras posições do ranking de uso diário.
Passar horas no celular, seja por trabalho ou lazer, já é uma realidade para muitas pessoas. Tal comportamento se intensificou ainda mais com a crise sanitária, quando a vida profissional, social e pessoal passaram a acontecer com intermédio das telas. O resultado da situação foi claro: a média de tempo gasto no celular aumentou 45% em todo o mundo.
O Brasil chegou ao topo do ranking, sendo o país em que as pessoas mais passam tempo no celular, além de investirem dinheiro para encontrar o melhor smartphone e aplicativos atraentes.
Veja mais detalhes sobre a pesquisa da App Anime, que mostrou esses dados do Brasil e do mundo.
Brasil em primeiro: média de 5,4h por dia
Já faz alguns anos que o país está, pelo menos, no top 5 de locais com maior tempo de uso dos celulares. Em 2019, por exemplo, estava em 2º lugar da lista, com tempo médio de 4,8 horas diárias.
Depois do início da crise sanitária, com aumento de 45% do tempo de uso em todo o mundo, o Brasil ultrapassou a Indonésia e agora a população ocupa o posto de pessoas que mais utilizam smartphones em todo o mundo, com uma média de 5,4 horas por dia.
De acordo com essa e outras pesquisas anteriores, o tempo de uso está em tendência de crescimento. Em 2019, por exemplo, a média era de 3,8 horas diárias. Ou seja: de maneira geral, a cada ano, aumenta-se 1 hora de uso diário, considerando também o período de pandemia.
Da lista apresentada pela pesquisa, apenas Brasil e Indonésia utilizam smartphones mais de 5 horas por dia. A lista dos 10 países que passam mais tempo no celular é:
- Brasil: 5,4 horas por dia
- Indonésia: 5,3 horas por dia
- Índia: 4,9 horas por dia
- Coreia do Sul: 4,8 horas por dia
- México: 4,7 horas por dia
- Turquia: 4,5 horas por dia
- Japão: 4,4 horas por dia
- Canadá: 4,1 horas por dia
- Estados Unidos: 3,9 horas por dia
- Reino Unido: 3,8 horas por dia
A pesquisa é feita anualmente e faz suas estimativas considerando o tempo de uso dos aplicativos dos celulares, como as principais redes sociais. Além desses países, a China também sempre foi destaque quando o assunto é tempo de tela, mas acabou ficando de fora do top 10 este ano, pois a média atingiu apenas 3,1 horas diárias.
Aplicativos mais utilizados
O ranking da App Anime é feito a partir da análise do tempo gasto pelas pessoas em diferentes aplicativos, considerando os mais utilizados e baixados. Dessa maneira, a lista também indica as aplicações mais acessadas em todo o mundo:
- Messenger
- Netflix
- TikTok
- Spotify
- Uber
- Mercado Livre
- iFood
Vale lembrar que esses dados mudam quando o assunto são os downloads. Nesse caso, por exemplo, o TikTok saiu em liderança na última pesquisa, sendo o aplicativo mais baixado em 2020 e até o momento de 2021, considerando o número total.
Esse ranking é o mais geral, pois avalia todos os países. Contudo, a pesquisa deixa claro que cada um deles apresenta aplicativos diferentes em sua lista. Além disso, é possível notar que os aplicativos baixados e mais utilizados geralmente estão inseridos em um contexto de lazer e comunicação.
Os games também ganharam destaques nos downloads, além de outros aplicativos, como os de finanças e educação. Outro dado interessante mostrado pelo estudo é que, em média, cada pessoa tem 110 aplicativos instalados em seu celular, número também superior ao do ano anterior.