Tendências entram e saem, e, no caso do quiet luxury, o cuidado adequado com as peças se torna fundamental para uma maior durabilidade, sejam elas de qualquer faixa de preço. Utilizar a quantidade correta de sabão líquido e estar atento à temperatura da água, à secagem natural e ter atenção na hora de guardar as peças são apenas alguns fatores que influenciam no cheiro da roupa na hora de vestir.
Afinal, ninguém gosta de tirar aquele casaco ou suéter do armário e descobrir que ele está com cheiro de mofo, ou pior, de umidade. Na época fria do ano, lavar roupa é um desafio de muita paciência, especialmente se você quer evitar mau cheiro e fazer com que suas peças preservem o toque macio após a lavagem.
Hora de tirar as roupas pesadas do guarda-roupa
O período entre março e agosto é marcado, em muitas regiões do país, pela chegada de temperaturas mais frias. Ou seja, é o momento para casacos, blusas de tecidos quentes, mantas e edredons saírem do armário para ocuparem espaço no dia a dia.
Logo no início do outono, muitas pessoas aproveitam o restinho dos dias ensolarados e quentes para lavarem as peças que ficaram guardadas durante o último ano, literalmente sem ver a luz do dia. Essa é uma prática indicada, já que assim é possível limpar uma grande quantidade de peças, garantindo que elas sequem de um dia para o outro.
Porém, é importante separar os tecidos por tipos, garantindo que as peças manchadas sejam limpas de modo adequado e que os itens mais pesados sequem corretamente. A seguir você confere com mais detalhes as melhores formas de cuidar de peças de roupa, deixando-as perfumadas por mais tempo.
Como manter a roupa perfumada durante o frio
O inverno é sinônimo de vento, clima seco, ambientes fechados e ar com baixa circulação. Todos esses fatores contribuem para que as peças de roupa e os tecidos que entram em contato com o corpo e o ambiente acumulem poeira e sujidades que podem deixar as peças com odores nem sempre agradáveis. Se você lavou e guardou um edredom da forma correta no fim do inverno anterior, é bem provável que ele ainda esteja perfumado.
Cuidados na pré-lavagem
O segredo para manter as roupas e os outros itens perfumados por mais tempo começa na pré-lavagem. Dê preferência a lavar tecidos sintéticos separadamente de tecidos naturais, assim como peças pesadas de peças leves. Também é importante separar toalhas e outros tecidos com maior poder de absorção, principalmente os que entram em contato direto com a pele.
Usar amaciantes e produtos de limpeza que adicionam perfume às roupas é liberado, mas com moderação. Você também pode substituir os produtos químicos por aromas naturais, como extrato de lavanda ou camomila, atentando para a aplicação em tecidos claros, que podem manchar mesmo com essas técnicas.
Cuidados pós-lavagem
O tratamento das roupas após a lavagem é fundamental para garantir que o perfume agradável dure mais tempo. Se possível, seque suas peças durante o dia, mesmo que na sombra. A umidade noturna em dias de garoa, por exemplo, pode fazer com que as roupas não sequem corretamente, deixando-as com aquele cheiro característico de roupa molhada.
Alguns tecidos devem ser evitados na secadora, como os sintéticos e os com camadas grossas. Isso porque o calor do equipamento pode queimar os fios, deixando odores de queimado ou de alguma sujeira que não foi removida corretamente. Depois de secas, você pode borrifar um pouco do seu perfume favorito nas peças, aguardando algumas horas antes de guardá-las.
Cuidados ao guardar as roupas
O modo de guardar as roupas diz muito sobre a forma como elas serão preservadas em termos de perfume, qualidade do tecido e conforto. A dica principal é jamais guardar peças molhadas ou com resquício de umidade. Experimente envolver casacos, edredons e itens mais grossos em sacos de tecido que protegem do ar interno do armário e do acúmulo de poeira.