Escolher a melhor rede social para o seu nicho é algo que demanda muito cuidado e pesquisa, a fim de entender as necessidades de seus clientes, as suas formas de consumo e como irá suprir as lacunas deixadas por seus concorrentes.
Um nicho de mercado é um recorte específico de um segmento. É a definição de um grupo muito menor de consumidores que possuem algumas particularidades que dificilmente são atendidas.
Tendo isso como base, é possível identificar os cuidados que devem ser adotados para que uma campanha realmente funcione, o que vai demandar não apenas o entendimento do mercado, mas também de seus concorrentes e das próprias redes sociais.
As principais redes sociais
Você não precisa – nem deve! – escolher apenas uma rede social para divulgar o seu nicho. Porém, é muito importante que você saiba o lugar mais recomendado para ele. A seguir, serão destacadas algumas das redes sociais que mais vêm se destacando e otimizando as vendas.
1. Facebook
Se vamos falar de redes sociais, é impossível não citar o Facebook antes de qualquer outra! Essa plataforma conta com um total de 2,7 bilhões de contas ativas no mundo, sendo que 130 milhões delas são só no Brasil.
Com esses números, é fácil entender o motivo dela ser um excelente meio de divulgar o seu negócio. Não importa quão o seu nicho é específico, sempre haverá alguém no Facebook que se interesse por ele.
2. Instagram
O Instagram é o mais novo queridinho dos que desejam compartilhar os seus produtos nas redes sociais. Isso porque essa rede social veta publicações no feed apenas com textos, sendo obrigatório a utilização de imagens e/ou vídeos.
Além disso, o IG, como é carinhosamente chamado, permite você não focar só no produto que você quer vender, mas em várias outras soluções que podem ser válidas para os clientes.
Por exemplo, muito se fala sobre os cuidados com o meio ambiente e a utilização de produtos biodegradáveis, mas uma empresa de embalagem pet não vai simplesmente fechar as portas por conta disso.
Para manter os clientes, a empresa pode realizar campanhas com foco na importância da sustentabilidade, oferecendo até mesmo prêmios e descontos para quem mostrar que está cumprindo sua parte.
3. Twitter
Sem dúvidas, o Twitter possui um ar mais despojado e dificilmente você encontrará o dono ou o gestor de uma empresa que precisa comprar um circuito impresso nele. Porém, isso não significa que é menos importante que as outras.
Essa rede social ficou famosa justamente por suas mensagens curtas, visto que limita o número de caracteres por post, e é por isso que ela se tornou tão importante para estratégias de marketing.
É muito mais fácil assimilar um conteúdo menor do que um “textão”. Além disso, a plataforma é super útil para aproximar os seus clientes e tirar dúvidas, inclusive se a sua empresa for muito grande, coisas que raramente são feitas no Facebook e no Instagram.
4. YouTube
Mais de 85% da população concorda que o YouTube é uma das melhores plataformas para consumir qualquer tipo de conteúdo (YouTube Insights, 2017). Entretanto, é necessário muito cuidado para promover o seu nicho nessa plataforma.
Diferente das três primeiras, ela demanda um investimento maior, visto que é necessário planejar, roteirizar, produzir e editar vídeos da maneira correta, o que dificilmente uma pessoa sem algum tipo de aprendizado consegue fazer.
Além de garantir a possibilidade de disponibilizar seus conteúdos em vídeo, essa rede social deixa você contratar anúncios. Se você tem uma grande empresa, ótimo, o retorno será bom e os gastos mínimos.
Mas se esse não é o seu caso, é melhor pensar duas vezes antes de decidir por isso! A publicidade na plataforma é paga por visualização, podendo virar uma grande bola de neve se for apresentada muitas vezes e não gerar retorno.
5. Outras redes sociais vantajosas
Sabia que as quatro redes sociais citadas anteriormente não são as únicas que podem ser úteis para o seu nicho? Imagine uma casa de textos que vende apenas pautas sobre o “universo” dos dentistas, como qual é o melhor compressor de ar odontológico, que cadeira é a mais adequada, qual iluminação usar, etc.
O nicho dela é muito específico, mas ainda assim a pesquisa pode ser feita por jornalistas, publicitários, profissionais de marketing, freelancers e até mesmo redatores. Um excelente lugar para divulgar o trabalho é o LinkedIn, a maior rede social corporativa do mundo.
Um outro exemplo excelente disso, e dessa vez focado para o setor de decoração e vestuário, é o Pinterest. Explorando conteúdos visuais, a ferramenta se destaca por permitir compartilhar pins com legendas compactas, incluir links, categorizar desejos, buscar tendências e muitas outras vantagens.
Gostou do nosso post sobre como escolher a melhor rede social para o seu nicho? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.