Aspirador de pó e pano umedecido ajudam, mas a limpeza profissional também pode ser útil
Conviver em um ambiente totalmente sem poeira é praticamente impossível. Porém, no caso das pessoas alérgicas, algumas atitudes ajudam a diminuir a presença dos ácaros e do pólen.
O primeiro passo é nunca demorar muito para fazer a limpeza da casa e optar pelo aspirador no lugar da vassoura. Ainda assim, no caso de sofás externos ou internos, existem outras dicas para serem seguidas, a fim de higienizá-los corretamente.
Panos umedecidos em uma mistura de água e sabão neutro também são úteis, pois retiram as poeiras mais difíceis e, ao mesmo tempo, não usam um produto muito perfumado. Mas, em relação ao sofá, o que você pode fazer? Confira as dicas.
Aspirador de pó
A dica mais simples e prática parte do dia a dia. Tudo que você precisa é do aspirador de pó. Passe em todo o estofado, ao menos uma vez na semana. Notou alguma mancha? Dependendo do tecido, pode seguir a dica do bicarbonato de sódio. Espalhe sobre todo o sofá e limpe depois com o aspirador.
Nos casos de alergias mais intensas, é recomendado aumentar a frequência de uso do eletrodoméstico. Aspire o sofá ao menos duas vezes na semana. Essa regra também se aplica caso você tenha um pet que suba no móvel.
Pano umedecido
O pano umedecido complementa a limpeza com aspirador e ajuda a tirar as poeiras mais difíceis. Ainda assim, antes de usar a técnica, confira qual é o tecido do seu estofado, pois nem todos podem ser molhados, mesmo que apenas levemente umedecidos.
O tecido aceita ser umedecido? Após aspirar, finalize a limpeza com o pano com água e sabão neutro por todo o móvel. Passe delicadamente, não precisa fazer força, para não danificar o sofá. Depois, para prevenir o aparecimento de mofo, deixe secando em local arejado (não precisa ficar direto ao sol).
Produtos específicos
Além de água e sabão, você conta com produtos específicos para limpar o sofá. Inclusive, se desconhece o que o tecido aceita, é válido apostar nesta opção, sem risco de danificar o móvel.
Não tem muito segredo, basta seguir as orientações da embalagem e passar em todo o estofado. Só não se esqueça de apostar em produtos à base de água, para evitar que o cheiro, depois da limpeza, ataque a alergia.
Limpeza profissional
Apesar de poder limpar o estofado em casa, se tiver a oportunidade, considere pagar a limpeza profissional. Ela é feita com produtos específicos para o seu estofado e melhora sua durabilidade.
Além disso, algumas empresas oferecem também a possibilidade de impermeabilização, ajudando a prevenir manchas de bebidas e evitar o acúmulo de poeira.
Periodicidade da limpeza
A limpeza profissional ou mais profunda, com o uso de produtos químicos, deve ser feita, em média, uma vez ao mês. Quanto ao aspirador, você pode usá-lo de uma a duas vezes por semana.
Quem tem crianças ou animais de estimação em casa precisará focar um pouco mais na higienização, mas, nesses casos, a impermeabilização do estofado pode ajudar bastante.
Por que a limpeza profissional será necessária?
Por mais que você tenha todos os cuidados diários e semanais com o sofá, em algum momento será necessário contar com a ajuda de empresas especializadas. Isso acontece porque, diferente de outros móveis, o sofá pode esconder as partículas de poeira (e os ácaros).
A não ser que seja um móvel desmontável, no qual é possível retirar o assento e o encosto facilmente (comum nos sofás externos), no caso dos modelos tradicionais, só o profissional conseguirá limpar os cantinhos de difícil acesso. Por isso a importância de investir em uma limpeza profissional.
Essas são algumas dicas para limpar seu sofá e prevenir o acúmulo de poeira e ácaros, contribuindo para o surgimento das alergias respiratórias. Siga-as e observe a mudança em sua casa.