Decoração da década de 70 é uma mistura de rusticidade e modernidade.
Azulejos antigos, parede de tijolinhos, tubulação elétrica aparente, cimento queimado. Estes são alguns dos elementos marcantes de um ambiente com decoração tipicamente industrial, o oposto do que se espera no ornamento de um ambiente residencial.
Montar uma sala de estar em estilo industrial, no entanto, não se resume apenas à arquitetura do lugar. Móveis para sala que sejam de qualidade e estilosos são um requisito indispensável para compor um visual elegante e funcional.
O que é o estilo industrial?
O estilo industrial surgiu na década de 70 na cidade de Nova York, quando algumas pessoas começaram a transformar galpões antigos em suas residências urbanas, conhecidas atualmente como lofts.
Se antigamente a missão era fazer com que um antigo prédio industrial fosse confortável o suficiente para servir de moradia, a popularidade do estilo resultou em um efeito contrário: converter apartamentos e casas comuns em espaços com o toque moderno e rústico característico desse tipo de decoração.
Criando uma sala de estar industrial
Paredes “sem acabamento”
Como é de conhecimento comum, as paredes de uma sala de estar em estilo industrial costumam ser de tijolinhos à vista ou de cimento queimado. Porém, existem outros detalhes que podem ser feitos para dar um charme à decoração.
Uma sugestão seria pintar a parede com cores sóbrias, tais como preto, branco ou cinza. Essa pintura ficará ainda mais incrível se for feita em uma parede com textura ou revestimento de tijolos. O resultado será algo autêntico e contemporâneo.
Outra dica interessante seria mesclar peças de arte ao ambiente, como quadros, fotografias ou grafittis, por exemplo. No caso desta última, basta escolher a parede com maior destaque na sala para dar um up no resultado.
Pisos industriais
Os pisos industriais costumam ser os mais simples possíveis, como o de cimento queimado, madeira, laminados ou em cores escuras, tais quais o marrom e o preto. Tudo vai depender da decoração das paredes e do mobiliário escolhido.
Se na sala de estar em questão houverem muitos detalhes em madeira rústica, o ideal seria um piso com a mesma temática. Já ambientes com muitos objetos de aço e metal combinam mais com um piso de cimento queimado.
Caso o ambiente esteja decorado em tons mais claros, pisos em cores igualmente claras darão a impressão de que o local está mais iluminado, dando assim mais vida ao lugar.
Portas e janelas largas
As portas e janelas no estilo industrial costumam ser largas e metálicas, porém nada impede que uma de madeira seja utilizada também. Recomenda-se que sejam modelos com um tamanho grande de vidraçaria, para permitir que uma iluminação natural entre no local, algo imprescindível para uma sala de estar em estilo industrial.
Ambientes dois em um
Ambiente integrado é um dos sinônimos da decoração em estilo industrial. Afinal, foi justamente esse tipo de decoração que tornou os lofts tão atraentes e populares. Quando for montar sua sala de estar, você pode acrescentar tanto uma cozinha americana ao local, como também uma sala de jantar ou TV.
A principal ferramenta para planejar uma sala de estar industrial é a criatividade, uma vez que tudo é possível. No entanto, caso opte pela integração de ambientes, é importante delimitar visualmente cada área, para evitar a impressão de que todos os móveis estão apenas “agrupados”, como em um depósito.
Objetos vintage e de metal
Objetos vintage são perfeitos para uma sala de estar industrial, especialmente se a peça em questão for de metal. Podemos citar como exemplo relógios, abajures, torneiras de cozinha (caso ela esteja integrada à sala), telefone, lâmpadas e muitos outros.
As tubulações expostas também não devem ser esquecidas. Quando falamos em estilo industrial, muito provavelmente os canos à vista deverão ser acrescentados e apenas como função meramente decorativa. Por isso, o ideal seria adicioná-las nos vãos livres das paredes e teto.
Mobiliário
Por último e não menos importante: a escolha dos móveis. Na hora das compras é importante observar a distribuição das áreas da sala de estar e adquirir apenas o que atende às necessidades dos moradores da casa, resultando em um local prático e funcional.
Uma sala de estar industrial deve ser visualmente confortável, o que significa que as cores da mobília devem estar perfeitamente harmonizadas com as das paredes do ambiente. A exemplo, no caso de uma parede com revestimento de tijolinhos ou cores vibrantes, o ideal seria móveis em cores terrosas.
Uma sugestão interessante é optar por móveis fabricados com madeira de demolição, que combinam perfeitamente com a temática industrial. Outra opção é comprar mobiliário com pés de aço cromado, como é o caso da mesa de centro, mesas laterais e poltronas, por exemplo.