Entenda como o produto certo pode fazer diferença nos resultados e saiba qual é o mais indicado para você.
A limpeza da pele é uma etapa fundamental de qualquer rotina de skincare. Como o rosto é uma área sensível, o sabonete que você utiliza nessa região não deve ser o comum, aquele que você usa no corpo, mas um produto específico. Seja na versão creme, em barra ou gel de limpeza, essa escolha deve ser feita com atenção.
As opções disponíveis no mercado são inúmeras e cada marca promete mil benefícios. Então, como escolher? Algumas variáveis importam. Uma delas é o pH, que deve ser próximo ao da sua pele — o rosto da maioria das pessoas varia de 5,4 a 5,6. Lembrando que os sabonetes neutros são boas opções para todos.
Outra informação fundamental a ser observada nos rótulos do sabonete que você vai escolher é a indicação para o seu tipo de pele. Não é tudo a mesma coisa; cada fórmula foi pensada para necessidades específicas. Por isso, você deve, antes de mais nada, saber o seu tipo de pele.
Se você tem a pele sensível ou com acne, provavelmente já sabe. Quem não tem certeza, pode fazer um teste simples: passar um papel absorvente sobre o rosto. Se ficar engordurado, provavelmente é oleosa; se fica um pouco, mas só na zona-T (testa, nariz e queixo), mista; se sair seco, sua pele é seca.
Pele oleosa
A pele oleosa precisa de atenção especial, já que o excesso de sebo favorece o surgimento de problemas como acne e cravos. Por isso, um efeito adstringente pode ser bem-vindo. Produtos que contêm em sua fórmula substâncias como enxofre, ácido salicílico, própolis ou hamamélis costumam ser boas opções.
Os produtos com essa especificação costumam proporcionar uma limpeza mais profunda e uma hidratação mais suave — sim, mesmo as peles oleosas precisam de hidratação e não podem ser limpas excessivamente. Caso contrário o organismo pode entender que precisa produzir ainda mais sebo.
Pele mista (normal)
Quem tem a pele mista pode usar qualquer sabonete com essa indicação, de preferência produtos com ph neutro e propriedades hidratantes, com ingredientes como cânfora ou alantoína. As fórmulas sem sabão são boas opções, pois não agridem a pele.
Lembre-se que você não deve usar produtos indicados para outros tipos de pele, pois os para pele oleosa podem ressecar demais, enquanto os para pele seca podem deixar a sua pele oleosa. Ter a pele mista não significa que tanto faz.
Pele seca
As peles secas precisam de foco na hidratação, mas sem deixar a limpeza de lado. Prefira sempre os sabonetes sem álcool e à base de óleos vegetais, como manteiga de karité, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva ou ceramidas.
Os produtos enriquecidos com ácido hialurônico, lactato de amônia e laurilsulfato também são boas opções. Se a sua pele está muito seca, além do sabonete, use sempre um bom hidratante na sequência. Lembrando que todos os tipos de pele devem ser hidratados, mas a pele seca pede mais.
Pele sensível
As peles sensíveis ou com manchas pedem sabonetes que tenham fórmulas pensadas para essas especificidades, principalmente porque podem ser facilmente agredidas por produtos convencionais, mesmo que levem em conta a oleosidade daquele rosto.
Como já falamos, o pH neutro é uma boa indicação para todo mundo, mas para as peles sensíveis deve ser uma obrigatoriedade. Em alguns casos, é até mesmo indicado usar produtos desenvolvidos para crianças ou bebês.
Substâncias calmantes, como camomila, erva-doce e aloe vera, são muito bem-vindas e ajudam a lidar com os desconfortos que a pele sensível pode estar causando. Componentes com ação anti-inflamatória, como alfa-bisabolol e azuleno, também são indicados.