Só quem tem uma moto sabe como elas podem ser complexas e o quanto é necessário estar sempre atento a possíveis problemas. As motos, assim como os carros, exigem cuidado e manutenção regular para que tudo esteja sempre funcionando corretamente. Afinal, algo errado pode acabar colocando em risco o motociclista e também as outras pessoas. Porém, muitas pessoas que possuem uma moto sentem certa dificuldade em identificar quando ela está precisando ir para a oficina.
A maioria das motos costuma apresentar sinais que não devem ser ignorados, mesmo que pareça algo normal. Caso isso aconteça, pode levar a problemas mais sérios e também mais caros no futuro. Aprender a reconhecer esses sinais é o passo mais importante para saber quando a sua moto está precisando passar por revisão. Além disso, vale ressaltar que as revisões devem ser feitas regularmente para que as peças da moto sejam cuidadas da maneira certa e tenham uma maior durabilidade.
Confira abaixo uma lista com alguns sinais que indicam que já passou da hora de levar a sua motocicleta para a oficina.
Barulhos estranhos
Um dos primeiros sinais de que a sua moto está com algum problema são os barulhos estranhos que começam a aparecer. Se você começar a ouvir ruídos, como cliques, rangidos ou batidas, na maioria das vezes isso pode indicar algum problema mecânico. Sempre que estiver pilotando a moto preste atenção a qualquer som que esteja fora do comum e procure imediatamente uma oficina.
Pneus desgastados ou irregulares
A segurança do piloto depende principalmente da aderência dos pneus. Por isso, se o pneu está apresentando um desgaste muito grande, talvez esteja na hora de trocar. Veja se o desgaste é irregular e se o pneu apresenta bolhas, cortes ou sulcos insuficientes. Caso tenha algum desses, chegou a hora de levar a moto para a oficina e fazer a troca dos pneus para que a sua segurança não fique comprometida. Vale ressaltar que a revisão dos pneus também é algo que deve ser feito regularmente para saber se está tudo certo.
Desempenho irregular do motor
Se o motor da sua moto está apresentando falta de potência, hesitação ao acelerar e dificuldade em manter a velocidade, isso pode indicar que o desempenho do motor está comprometido. A causa mais comum para esse problema é a falha no sistema de combustível ou em outras partes da moto, mas é necessário a avaliação de um profissional para saber se será necessário fazer a troca do motor ou de outra peça, por isso não espere o problema ficar maior para procurar uma oficina.
Sistema de freios ineficientes
Se ao pilotar você percebe que os freios não estão respondendo como deveriam e começa a ouvir ruídos, como vibrações, ou sensação esponjosa na alavanca, talvez seja melhor procurar uma oficina de confiança para dar uma olhada. Esse é um problema que deve ser resolvido rapidamente pois problemas nos freios impactam diretamente a segurança do motociclista e de todas as outras pessoas.
Vazamentos de fluidos
Se você perceber que manchas estão aparecendo no chão quando a sua moto está parada, isso provavelmente indica que ela está com algum tipo de vazamento, que pode levar a problemas mais sérios, comprometendo o motor ou outros componentes importantes. Ao mínimo sinal de vazamento, leve a moto imediatamente para uma revisão profissional, assim o problema vai ser resolvido da forma mais adequada e a sua moto não vai correr o risco de ficar completamente comprometida pelo vazamento.