O processo de seleção pode envolver muitas etapas. Se o teste de raciocínio lógico é uma delas, é importante que você se prepare.
Empresas que desejam crescer devem buscar a criação de um espaço seguro de trocas, mas não só: investir em um RH multidisciplinar, composto por profissionais de excelência e capazes de lidar com as modificações do mercado, segue sendo fundamental.
Um bom RH é capaz de dialogar com todo tipo de funcionário, eliminando rusgas causadas por mal-entendidos, promovendo reconciliações e identificando pontos a serem melhorados. Além disso, pessoas nesta posição trabalham na criação de atividades de endomarketing, processos de contratação, entre outras coisas.
Se você está em busca de um novo emprego, saiba que terá que entrar em contato direto com o RH na hora da seleção (e, se tudo der certo, também no processo de contratação!). Embora se trate de uma área importante, você não precisa ficar com medo.
Por quê? Porque é dever do RH fazer com que você se sinta bem recebido! É claro que eles precisam avaliar você, o que pode ser bastante intimidador, mas não é produtivo criar um espaço ameaçador e mal humorado para receber um talento. É do interesse deles que você, bom profissional que é, fique por perto.
Para se preparar para uma entrevista, treine dicção, estude o seu currículo e saiba exatamente o que a empresa para a qual você está se candidatando faz. Isso é tudo? Não: busque se informar sobre a aplicação de testes, uma vez que eles podem definir se você fica ou vai embora.
Testes de lógica são o seu maior pesadelo? Não se preocupe. A seguir, vamos dar algumas dicas para que você se saia melhor nessa hora!
Teste de raciocínio lógico: por onde começar?
Primeiro, acalme-se! Parece uma dica boba, mas não é. Pessoas que não sabem controlar os seus nervos podem perder boas oportunidades de brilhar em testes e afins, simplesmente porque são dominadas pela ansiedade e pela pressão (que geralmente colocam sobre si mesmas).
Se você quer se tornar uma pessoa mais centrada, pode investir em exercícios mais calmos, voltados para a prática de atividades respiratórias e para a concentração no momento presente. O yoga, assim como a prática diária de meditação, podem ajudá-lo neste processo.
Em segundo lugar, lembre-se: para saber como proceder, você precisa entender o que o enunciado pede. É muito comum que erremos na hora de fazer um teste porque não prestamos atenção nas informações fornecidas por um problema.
Assim, pratique cotidianamente a interpretação de texto. Isso, além de auxiliar na leitura de enunciados pontuais, fará com que você tenha mais facilidade para lidar com problemas cotidianos, evolua na sua forma de resolver atritos e desenvolva maior vocabulário, pensamento lógico e rapidez de pensamento.
Como ir bem em um teste de raciocínio lógico
Não existe segredo: a prática leva à perfeição. Existem diversos modelos de testes de raciocínio lógico na internet, que podem ser feitos online ou impressos.
O ideal é que você tente tirar algum tempo para exercitar o pensamento lógico cotidianamente. Fazer um teste por dia, por exemplo, seria o ideal.
Entendemos que, às vezes, a correria nos impede – ainda assim, faça um esforço! Pense que isso, além de colaborar para uma contratação, está diretamente ligado ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Na hora de fazer o teste online, prefira aqueles que possuem um cronômetro. Não é incomum que testes de lógica tenham hora para acabar, o que também pode adicionar na ansiedade que sentimos na hora de fazer uma prova.
Se você se habituar a ter um relógio por perto, no entanto, a tendência é que essa contagem de tempo se torne irrelevante dentro de alguns dias. Isso pode simbolizar uma vantagem significativa em cima dos seus concorrentes!
Por fim, lembre-se: o processo de ser contratado exige que você passe por essa etapa, então abrace-a com o máximo de cuidado e dedicação. Por mais que seja difícil e nem sempre prazeroso – especialmente para quem não tem facilidade com matemática ou lógica -, vai passar.
Um último detalhe: se você não for excepcional no teste de lógica, pense que existem outras etapas de contratação e que, se você puder surpreender os responsáveis pela sua entrevista, você ainda estará no páreo!