Hoje em dia, existem milhares de lojas no Brasil procurando por tipos de produtos para vender online. Afinal de contas, a venda em e-commerces e outras plataformas do tipo se tornou uma das principais maneiras de manter uma atividade lucrativa no período de crise que atravessamos, especialmente considerando as possibilidades disponíveis no momento em termos de logística.
Basta pensar, por exemplo, como a previsão de faturamento do e-commerce brasileiro em 2020 foi de R$ 100 bilhões, um valor recorde. É claro que o segmento foi impulsionado pela pandemia do novo coronavírus, que pede que as pessoas fiquem em isolamento social em casa, mas o fato é que as lojas virtuais já vinham crescendo bastante e era questão de tempo até assumirem o protagonismo do mercado.
Por isso, quem quer empreender na área de comércio precisa entender quais os melhores tipos de produtos para vender online e ter sucesso. Quer saber quais são? Então siga a leitura abaixo!
5 tipos de produtos para vender online
1. Eletrodomésticos
A pandemia reforçou a importância de ter bons eletrodomésticos em casa, uma vez que é o local que os brasileiros passaram a maior parte do tempo no último ano. O número de compras de eletrodomésticos em julho de 2020 teve um crescimento de quase 50% comparado ao ano anterior, resultado da necessidade de equipamentos melhores para suprir as necessidades de quem passa quase um período integral dentro do lar.
E sem a disponibilidade de comprar em lojas físicas, o consumidor se volta para o mercado digital, buscando lojas virtuais confiáveis para entregar seus produtos com segurança.
2. Moda
O setor de vestuário, acessórios e produtos de beleza compuseram, juntos, 36% do mercado online brasileiro em 2019. O crescimento de lojas virtuais nesse segmento confere opções mais criativas e variadas do que lojas de departamento físicas, que contam com um espaço limitado para exibir todas as suas coleções.
Muitos e-commerces desta área são compostos de pequenos produtores que oferecem soluções diferenciadas como modelos para todos os tamanhos e corpos, moda sustentável, roupas sob medida e slow fashion.
3. Eletrônicos
O setor eletrônico sempre esteve à frente quando o assunto é venda pela internet. A possibilidade de oferecer preços competitivos pelas lojas online incentivou o consumidor a ter o hábito de buscar por esses produtos diretamente no mundo digital antes de ir à uma loja física.
A oportunidade de importação e revenda de smartphones, tablets e celulares também fez desse setor um dos mais lucrativos em 2020.
4. Moda Pet
A expansão online de produtos voltados aos animais de estimação vem ocorrendo de forma rápida: no primeiro semestre de 2019 já contava com um crescimento de 144%. E em 2020 só aumentou, já que estudos mostram que a quarentena instigou os brasileiros a adotar cães e gatos na busca por companhia.
O setor de moda pet compreende desde roupas industrializadas, revendidas em lojas virtuais, até roupas sob medida, artesanais, fantasias personalizadas, acessórios como laços e lenços, camas feitas à mão e móveis focados para gatos, como prateleiras, arranhadores e outros.
5. Infoprodutos
Uma das vantagens da Internet é poder alcançar qualquer pessoa a qualquer momento. Em relação às vendas, a rede permite que um morador de uma cidade a centenas de quilômetros de distância possa comprar de você. No entanto, isso abre uma problemática também: você precisa entregar o produto de alguma forma.
Normalmente, a melhor solução para isso é usar o serviço dos Correios. Para quem tem loja virtual, a estatal até oferece pacotes e preços especiais para as encomendas, especialmente para quem trabalha com marketplaces como o Mercado Livre ou Elo7.
No entanto, não seria bom poder se livrar dessa problemática também? Usar a própria internet para entregar o que foi comprado? Isso é possível com os infoprodutos.
Tratam-se de produtos que são compostos basicamente por informação, como ebooks, cursos e outros tipos de materiais semelhantes. Como são basicamente digitais (como videoaulas ou um PDF), eles podem ser enviados por e-mail ou baixados de um servidor. Por isso, são produtos que podem ser entregues instantaneamente para qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo e a qualquer momento. Usando automação, é possível inclusive que você sequer precise enviar o produto para o consumidor: basta configurar o recurso que a automação manda o seu curso ou ebook diretamente para o cliente.
Além de poupar gastos, isso permite atuar em um mercado nacional (até global, dependendo do seu idioma) e conseguir faturar bastante em pouco tempo (com uma ótima margem de lucro, já que os gastos para produzir esses infoprodutos são pequenos).
Esses são alguns dos principais tipos de produtos para vender online. Eles se destacam pela alta demanda do mercado, mas também pela facilidade de enviá-los para todo o Brasil. Afinal, esse é um dos benefícios do mercado digital: o fato de que é possível vender para todo o país, contando com a capacidade de entrega dos Correios. É claro que alguns segmentos não conseguem aproveitar isso, mas os que podem estão faturando mais alto.
E aí, qual desses segmentos é o mais interessante para você? Comente abaixo!