De Canoa Quebrada, no Ceará, até São Thomé das Letras, em Minas Gerais.
Não é todo mundo que busca badalação e grandes centros urbanos quando se fala em turismo. Em se tratando de turismo alternativo, então, esse tipo de circuito frenético, próprio de cidades grandes, está fora de cogitação.
Isso não significa que não existam lugares para quem curte uma vibe mais hippie e underground. Você pode até fazer uma viagem mais tradicional, passando de Campinas a Rio de Janeiro, mas no meio do caminho abrir as suas possibilidades e conhecer algo completamente novo. Aqui, separamos alguns dos lugares onde a presença de tudo o que é esotérico, alternativo e diferente se mistura com lindas paisagens naturais brasileiras. Confira!
Turismo hippie e underground no Brasil
Aldeia Hippie, em Arembepe (BA)
Refúgio de grandes artistas nacionais e internacionais nas décadas de 1960 e 1970, tais como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Rita Lee, Mick Jagger e Janis Joplin, a Aldeia Hippie, em Arembepe, é um dos lugares onde a cultura “paz e amor” continua reinando até hoje.
Atualmente, o lugar abriga algumas famílias que preferem a vida “alternativa”, mas é um bom lugar para se conhecer e desfrutar da beleza e do sossego próprios do lugar, com areia fofa e águas calmas e mornas. Para quem curte um passeio mais rústico à beira mar, esta é a opção ideal.
Canoa Quebrada (CE)
Outra sugestão para quem curte o turismo alternativo perto do mar é Canoa Quebrada, no Ceará. No passado, a região era um refúgio hippie, principalmente por conta de sua beleza e tranquilidade. Tais aspectos, porém, permaneceram. Se você é apaixonado por festas à beira mar, tais como os famosos luais, com certeza Canoa Quebrada deve ser um dos seus próximos destinos de viagem.
Chapada dos Guimarães (MT)
Uma das principais atrações para quem deseja conhecer a região do cerrado brasileiro é a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Com cachoeiras, mirantes e imensas formações rochosas, não há dúvidas de que esse é um dos lugares mais belos para se contemplar a natureza, mas não só isso.
Se você é aficionado por histórias do outro mundo, vai adorar esse passeio, já que a região é marcada por relatos de aparições de ovnis e eventos sobrenaturais. Uma das lendas é sobre o Portão do Inferno, mirante à beira de um precipício supostamente envolvido por um campo magnético que “puxaria” tudo para baixo.
Chapada dos Veadeiros (GO)
A atmosfera mística da Chapada dos Veadeiros abrange tanto a presença de cristais de quartzo — que seriam responsáveis por importantes trocas energéticas —, bem como atividades extraterrestres, principalmente na cidade de Alto Paraíso. No local existe até uma “pista de pouso” de Ovnis.
Além disso, é um destino de beleza exuberante, contando com enormes paredões rochosos (que dão nome ao local) cortados por rios e cachoeiras de águas cristalinas. De uma forma ou de outra, é um local bem bacana para recarregar as energias.
Visconde de Mauá (RJ)
Na região serrana do Rio de Janeiro, Visconde de Mauá também já foi um dos redutos hippies do Brasil na década de 1970. A maior parte deles se concentrava na Vila de Maromba, local onde artistas e artesãos marcavam presença. Isso, é claro, sem falar dos encantos das cachoeiras da região. O que chama atenção, no quesito esotérico, são os relatos de aparições de fadas, gnomos, duendes e outros seres sobrenaturais. Lendas locais dizem que apenas crianças e alguns adultos conseguem enxergar tais seres.
São Thomé das Letras (MG)
Na região da Serra da Mantiqueira, São Thomé das Letras é um destino que mistura tudo o que há de mais hippie e underground. Relatos de extraterrestres são muito comuns, bem como a forte presença de comunidades alternativas, com um estilo de vida ligado à natureza e aos seres místicos.
Falando em esoterismo, um dos pontos fortes de São Thomé das Letras é a venda de pedras energéticas. O passeio também vale a pena pelo cenário de cachoeiras, grutas e vales.