Atualmente a conta de luz em residências e empresas está alta, por conta de tarifas das concessionárias. Por isso, são mais que necessárias algumas medidas em casa para não levar um susto na conta de luz no final do mês.
A solução mais recomendada é instalar um sistema de luz solar em sua residência. Dessa forma, você terá a energia elétrica produzida através dos raios solares. A energia elétrica fabricada é suficiente para alimentar todos os seus aparelhos, como televisões, computadores e todo o resto.
Para contratar a instalação de um sistema de energia solar, basta pesquisar no Google por termos como “painel fotovoltaico preço”. Os painéis fotovoltaicos são instalados no telhado de sua casa e junto com outros componentes, são capazes de transformar os raios solares em energia elétrica para abastecer a residência inteira.
Dessa forma, essa é a solução mais eficaz para não se preocupar com a energia consumida por televisões e computadores. Para saber qual desses equipamentos consome mais energia, continue lendo o artigo.
- Televisões
Os aparelhos televisivos estão cada vez maiores e com definições mais apuradas. No entanto, uma dúvida que você pode ter é quanto uma televisão moderna consome de luz elétrica.
As televisões de LED e LCD possuem uma tela de cristal líquido. Elas funcionam quando a luz do fundo é projetada em suas camas de vidro que utilizam o cristal líquido para dar forma para tal luz.
A única diferença entre elas é que uma televisão de LCD usa pequenas luzes fluorescentes. Já uma televisão de LCD utiliza diodos que transmitem uma luz própria. Em termos de consumo de energia, ambas as televisões consomem a mesma quantidade. No entanto, uma televisão de LED tem uma pequena vantagem. O consumo de uma TV desse modelo é de 127 Watts por hora, enquanto uma TV de LCD consome 156 Watts por hora. Vale ressaltar que essa é a média para telas de 42 polegadas.
Já uma televisão de plasma tem um funcionamento diferente. Em resumo, um aparelho de plasma possui células gasosas que necessitam ser aquecidas para produzir luz. Em geral, uma televisão de plasma consome mais energia que os modelos televisivos de LCD e LED. O consumo médio é de 270 Watts por hora ligada.
- Computadores
Os computadores também são divididos em diferentes categorias, que variam o consumo de energia elétrica também. A principal categorização é entre computadores de mesa e notebooks. Um computador de mesa consome mais energia do que um notebook.
Resumidamente, um notebook é fabricado para consumir menos energia por depender de uma bateria interna. Um notebook não passa o consumo dentro de uma faixa entre 15 a 60 Watts por hora.
Já um computador de mesa, varia seu consumo entre 65 e 250 Watts por hora. Um computador de mesa gasta mais energia por vários fatores. O primeiro fator que interfere é sua montagem. Quanto mais potente for o computador de mesa, como um PC gamer, por exemplo, mais ele irá consumir energia.
No entanto, outro fator é determinante para entender se um notebook ou um PC de mesa gasta mais energia, que é a forma de usabilidade dele. Isso significa que qualquer tipo de computador ou notebook não passa o tempo todo consumindo a mesma quantidade de energia elétrica. Ou seja, o tipo de uso que você exerce no computador ou notebook pode precisar de uma quantidade de energia maior para funcionar, dependendo dos componentes que estão ativos no momento.
Televisões ou computadores gastam mais energia elétrica?
A resposta para essa pergunta varia de acordo com o tipo de televisor, computador ou notebook utilizado por você. No entanto, um notebook pode ser considerado um equipamento mais econômico, seguido por televisões de LED e LCD de até 45 polegadas.
Uma TV de plasma está entre os dispositivos eletrônicos que mais consomem energia, com uma tela de 45 polegadas. O mesmo vale para computador de mesa, cujo consumo de energia é elevado.
Portanto, se você quer economizar energia elétrica em sua casa, invista em televisões de LED e LCD, além de optar por usar notebooks. Dessa forma, o consumo de energia irá diminuir bastante.
Além disso, há outras dicas para gastar menos energia com os equipamentos eletrônicos em casa, como tirá-los totalmente da tomada quando não estiverem sendo utilizados e não deixá-los em modo stand by, por exemplo.