Cada vez mais surgem novas tecnologias com o objetivo de tornar mais fáceis ou até autônomas algumas atividades que consideramos chatas ou exaustivas, como é o caso da limpeza de nossas casas, por exemplo.
Para aqueles que não dispõem de muito tempo livre e não podem contratar um auxiliar, principalmente em tempos de crise sanitária, conservar a casa limpa pode soar como uma missão impossível. Por isso, comprar um aspirador de pó robô é praticamente um investimento a longo prazo.
O que é um aspirador de pó robô?
Como o próprio nome sugere, é um autômato programado para limpar locais de forma independente. Com isso, os usuários desfrutam diariamente de um ambiente limpo sem precisarem fazer um trabalho braçal. Alguns modelos atuais são capazes de retornar sozinhos a seus pontos de recarga.
Vantagens
Sensores
Os sensores são o que tornam esse eletrodoméstico interessante, por isso você deve prestar muita atenção a esse fator na hora de investir em um aspirador de pó inteligente.
A maioria dos modelos conta com sensores que reconhecem paredes, escadas e outros obstáculos. Com isso os robôs conseguem distinguir para onde devem ir e limpar, de forma a não serem danificados. Outras funções dos sensores são auxiliar na criação de uma rota de limpeza e identificar sujeiras pela casa.
Programação de limpeza
Muitos aspiradores inteligentes possuem a função de programar a limpeza para o dia e o horário de preferência, o que é excelente para pessoas que não querem ser incomodadas com o barulho do eletrodoméstico quando estiverem em casa ou querem ter o ambiente limpo para um evento especial, por exemplo.
Sistema de mapeamento
Os modelos mais avançados de aspiradores smart contam com a opção de mapear os ambientes onde se encontram, construindo assim uma planta da casa. Com essa informação, os robôs definem rotas a serem tomadas e, consequentemente, realizam uma limpeza mais eficaz e de forma ordenada.
Praticidade na limpeza
Que o aspirador robô auxilia na manutenção da casa ao substituir o trabalho braçal de varrer e passar pano no chão, isso todos nós sabemos. Mas a praticidade desse faxineiro inteligente pode ir além: por ser pequeno, ele possui acesso a locais da casa mais difíceis de serem alcançados, como embaixo de mesas e vãos atrás de armários, por exemplo.
Custo-benefício
Os modelos com funções mais básicas custam a partir de duzentos reais no mercado. Já os mais completos podem chegar a mais de dois mil reais. É importante ressaltar que todos limpam muito bem, porém suas funcionalidades acabam por facilitar ainda mais a vida dos usuários.
Diversão para os felinos
Os aspiradores robô são ótimos para quem tem animais em casa e quer remover os pelos espalhados pela casa de modo eficiente e sem emaranhar na entrada do aparelho. Mas os próprios pets, principalmente gatos, podem desfrutar dessa invenção, já que os peludinhos terão um “amigo” para perseguir e brincar por muitas horas.
Desvantagens
Ambientes grandes
Em áreas muito grandes, os sensores do aspirador inteligente tendem a ficar um pouco confusos e acabar pulando a limpeza em muitos locais. Neste caso, a dica é fechar a porta do cômodo para que o robô foque primeiro naquele ambiente. Só libere o equipamento depois que tudo estiver em ordem
Ambientes com muitos obstáculos
O aspirador smart não funcionará muito bem em lugares com muitos objetos ou bagunçados, pois sua programação fará que ele desvie desses obstáculos, podendo pular a limpeza de certos lugares. Por isso é importante guardar tudo que pode atrapalhar os sensores do aparelho, como roupas, sapatos, mochilas e outros objetos pessoais.
Objetos altos
Os aspiradores de pó robô não conseguem subir em locais altos, sendo as escadas o mais famoso deles. Porém, a lista também inclui alguns tipos de tapetes mais altos que o habitual, além de rampas e declives com mais de 30 graus em relação ao chão.
Isso significa que, se quiser que a conservação desses lugares seja realizada pelo equipamento, é necessário que você leve o equipamento até o ponto desejado. É importante ressaltar que os robôs foram desenvolvidos para trabalhar em superfícies lisas e duras: ou seja, ele pode apresentar dificuldade em limpar alguns tipos de carpetes, por exemplo.
Outros pontos a considerar antes de comprar
Antes de investir em um modelo, é preciso ter em mente alguns fatores. Apesar de os aspiradores robôs realizarem diariamente a limpeza da casa, sua potência é muito menor que um aspirador comum, sendo recomendada uma faxina mais pesada de vez em quando.
Outro ponto que não deve ser esquecido é a manutenção desses pequenos ajudantes elétricos, como a troca de filtros e das escovas presentes no eletrodoméstico.