Afiliados / Recrutamento
Os Programas de Afiliados estão sempre em busca de aumentar sua base de dados de afiliados e também de anunciantes. Como um incentivo para este crescimento, muitos programas de afiliados criam campanhas de publicidade remunerando os afiliados que indicarem novos afiliados, fazendo com que assim incentive a divulgação da plataforma e obtenha o crescimento desejado. Porém, em um histórico recente, muitos tem cancelado estas campanhas por recrutamento e deixado muitos afiliados metabloggers insatisfeitos.
Esta semana, nosso amigo Manassés Moraes, publicou um ótimo artigo Alerta – pararam de pagar por indicação sobre a opinião dele a respeito do que tem ocorrido e hoje resolvi também abordar este assunto para complementar a leitura e agregar também mais uma visão sobre o ocorrido.
Antes de iniciar a abordagem, gostaria de informar que ainda existem empresas que remuneram por recrutamento, tal qual Public Ideas, DGMAX, E-MAI, Clube do Clique, Egrana, entre outras.
Qual o histórico recente a respeito afiliados e das campanhas por recrutamento?
Recentemente a Confilio e a Effiliation buscaram alavancar suas bases de dados de novos afiliados, criando assim campanhas por recrutamento. As empresas tiveram uma abordagem bastante forte, buscando os principais metablogs na internet que tratavam a respeito de plataformas de afiliados ou assuntos relacionados, propondo a divulgação e a remuneração por isto. Nos primeiros meses, o assunto surgiu como uma febre, onde as empresas passaram a ser divulgadas em vários locais na internet. Após aproximadamente 3 meses de divulgação, as empresas começaram a contactar aos afiliados informando o término das campanhas de recrutamento. Isto gerou uma grande insatisfação, pois muitos blogueiros e webmasters realizaram trabalhos fortes de SEO para posicionamento de artigos nos buscadores e hoje em dia já não recebem mais comissões das empresas.
Considere ler
– Como trabalhar com afiliados focando geração de leads;
– Programas de afiliados que mais pagam;
Segundo contato com a Confilio, a empresa informou que os afiliados que foram indicados através das campanhas de recrutamento não atenderam as expectativas, fazendo com que a empresa tivesse que cessar o investimento em função dos resultados ruins dos afiliados indicados. Já a Effiliation não informou o motivo preciso a respeito da paralisação da campanha.
Além disso, outra grande conhecida por trabalhar com indicação de afiliados, a grande Netaffiliation, pausou sua campanha por recrutamento. Já a Netaffiliation, em contato com pessoas da gestão da empresa, informou que os problemas são de origem técnica, gerados pela recente migração da plataforma e que em breve deve ser solucionado, fazendo com que a campanha esteja novamente disponível.
É difícil avaliar o tamanho do prejuízo que é atribuído a vários blogueiros e webmasters, mais o fato é que esta ação tempestiva de entrar no mercado com muita força de divulvação e logo após interromper a divulgação causa bastante desconforto. Confesso que também realizei um trabalho SEO para apoiar a divulgação destas empresas através de mecanismos de busca, e o término destas campanhas foi um bocado desagradável. O fato é que modelos de negócios que já tem imbutida a indicação remunerada, como o E-Mai, Egrana, Sprintrade, o Bidvertiser, Teliad ou ainda o Cursos 24 horas demonstram mais confiança neste tipo de campanha.
Como trabalhar campanhas de afiliados por recrutamento?
Antes de iniciar qualquer divulgação, mesmo que remunerada, precisamos garantir que o programa de afiliados atende todos os requisitos mínimos para que possa indicar aos leitores. Requisitos como confiabilidade, como um sistema de tracking com contabilização correta, painel de estatísticas que permita uma gestão aprimorada das campanhas, campanhas que possam satisfazer seus leitores e até mesmo uma pesquisa sobre a reputação que a empresa possui. Embora as empresas citadas acima (Confilio e Effiliation) atendam todos estes requisitos, devemos filtrar ofertas na qual poderão fazer com que nossa credibilidade para com os afiliados / leitores seja colocada em cheque.
Além disso, indicar programas de afiliados de qualidade como a Netaffiliation para nossos leitores, é válido independente de estarmos a ganhar com isso, pois estamos satisfazendo as necessidades dos leitores. Esta visão devemos ter sempre em mente, pois não podemos transformar nossos projetos em estritamente comerciais e esquecer de satisfazer a necessidade de quem nos mantém, os leitores.
O que sugiro a todos metabloggers (incluindo eu) para lidar com as campanhas de recrutamento?
Além da avaliação da plataforma (conforme citei acima), o que sugiro é quando fecharmos uma parceira com uma determinada empresa, é pré-estabelecer o período mínimo para veiculação da campanha, podendo ser de 6 meses ou até mesmo de 1 ano. Desta forma, evitaremos que os trabalhos de SEO e de divulgação intensiva tenha resultados pequenos perto do esforço despendido.
Dessa maneira, como o próprio Manassés citou em seu artigo, iremos valorizar nosso trabalho e fazer com que estes desconfortos não voltem a ocorrer.
E você, como tem trabalhado com os afiliados que pagam por recrutamento?
Adriano,
Respondendo a pergunta no final do post: Eu tenho criado algumas metas em cima desse tipo de programa, quando chego em tal numero de arrecadação, penso em parar quando percebo que foi muito demorado para alcançar ao planejado.
Abraços
Ola Ruan,
Realmente temos que avaliar a dificuldade que esta sendo para conseguir os leads. O melhor tipo de publicidade, é aquela que converte naturalmente.
Obrigado por participar e um abraço
Adriano