Tráfego gera Tráfego
Muito se fala na internet a respeito de práticas de SEO para posicionar páginas em mecanismos de busca e obter tráfego orgânico para projetos online. É fato que técnicas de otimização SEO já foram o diferencial que fez com que vários sites e blogs crescessem muito e conquistassem público em grande escala proveniente a mecanismos de busca. E também devo admitir que estas práticas de SEO constinuam valendo alguma coisa, mais o que posso afirmar é que hoje em dia estas estratégias tem contado cada vez menos quando se fala em obter ranqueamento de páginas.
Me refiro a técnicas de otimização OnPage, como criação de MetaTags, títulos nas páginas com Tags H1, H2 e etc, textos nas tags alt de imagens e tantas outras técnicas que são aplicadas visando exclusivamente crescer nos resultados das buscas.
Com base em todas as estratégias que tenho aplicado em meus projetos, tenho percebido que nos tempos atuais as duas principais estratégias SEO que mais dão resultados e que podem fazer grande diferença é obtenção de tráfego e Link Building, mais vou explicar isso na sequência do artigo.
O que quero dizer com Tráfego gera Tráfego?
Estou querendo dizer que a principal estratégia SEO para posicionamento no Google e demais buscadores, principalmente no Google, é fazer com que suas páginas tenham tráfego de maneira induzida, para fazer com que ela cresça de maneira orgânica.
Isso significa que você precisa aplicar estratégias de Marketing para atrair pessoas para visitar suas páginas sem a utilização do Google por exemplo, que por consequência você verá seus resultados orgânicos crescerem. Quando me refiro atrair pessoas de maneira induzida, isto pode ser feito das seguintes maneiras:
– Redes Sociais: É possível aplicar uma estratégia séria de Marketing nas redes sociais e fazer com que suas páginas sejam bastante visitadas. Para isso, você precisa ter uma página de fãs que engaje leitores e que tenha grande participação dos mesmos. Além disso, participação com conteúdo de qualidade em grupos seletos, como no Facebook por exemplo, pode fazer com que tenha grandes picos de tráfego. Mais é claro que para isso é importante que entregue conteúdo e não somente envie mensagens com a unica finalidade de obter visitas extras;
– Video Marketing: Fazer um bom trabalho no Youtube também pode ser uma ótima fonte extra de tráfego. No Youtube, você tem a possibilidade de deixar links dentro das caixas de descrição e, se trabalhar com vídeos de qualidade, você pode induzir muitas pessoas a visitarem suas páginas através destes links, que podem até mesmo serem citados ao longo dos vídeos;
– Email Marketing: Se esta a aplicar estratégias de captação de contatos de maneira eficiente, podendo ser através de pop-ups, fã gates ou mesmo de landing pages, você já deve ter uma lista significativa. Com isto, você pode entregar conteúdo para seus leitores através de campanhas de Email Marketing apontando links para seus conteúdos (páginas). Isto faz com que muitos leitores de sua lista voltem a visitar frequentemente suas páginas, gerando ainda mais tráfego. Se pretende ingressar com Email Marketing, recomendo a utilização do Aweber;
– Facebook Ads: Esta também é uma fonte interessante de tráfego, que pode ser trabalhada de maneira direta ou indireta. Com o Facebook Ads você pode criar anúncios apontando diretamente para artigos de suas páginas (especialmente as que você ganha dinheiro vendendo algum produto) ou ainda para obtenção de curtidas em sua fã page e também para aumentar sua lista de Email Marketing. A grande vantagem deste tipo de anuncio é que se bem trabalhado você consegue pagar quantias baratas por cada visitante, e muitas vezes converte-los em venda e até mesmo resgatar o valor investido. Este tipo de tráfego também ajudará e muito seu ranqueamento, e tem a grande vantagem de ser limitado apenas pelo valor que deseja investir;
– Google Adwords: É outra excelente fonte de tráfego. Neste caso, a segmentação e qualidade de público é ainda maior do que o Facebook Ads. Porém, neste caso é necessário avaliar cada site / blog para ver se enquadra nas políticas do Adwords, que por sinal é bem rigorosa. Fazer um bom curso de Adwords pode ser um diferencial muito grande, pois faz com que anuncie com qualidade, obtendo tráfego mais qualificado por menor preço;
Com tudo isso, você começa a obter tráfego de maneira induzida, onde este próprio tráfego fará com que suas posições nos buscadores melhorem a cada dia, obtendo assim também fontes orgânicas de tráfego. Para mim, este tem sido um ponto muito analisado e que conta muito no Google, que tem indicadores dos mais diversos para avaliar páginas que tenham alto volume de tráfego.
Tais indicadores podem ser avaliados por exemplo através do número de compartilhamentos em redes sociais, ranking alexa, da própria ferramenta do Google Analytics (que por sinal o Google informa que não utiliza estes dados como forma de posicionamento, mais tenho realmente minhas suspeitas), comentários e tantos outros indicadores.
É claro que a base para sustentação de todo este mecanismo funcionando é ter um conteúdo de qualidade por trás, pois senão por mais que se esforce na aquisição de tráfego você não conseguirá ficar por muito tempo nas primeiras posições.
Indução de tráfego em detrimento de Link Building?
Talvez. O que tenho percebido é que estas são as duas principais estratégias de SEO do momento, porém a segunda (Link Building) tem um risco inúmeras vezes maior.
Praticar link building hoje em dia é muito arriscado, pois o Link Building induzido é combatido fortemente pelos mecanismos de busca. E como estas regras mudam constantemente, não sabemos se o que hoje é certo em termos de Link Building amanhã continuará sendo.
O que tenho percebido é que a forma mais eficiente de se fazer SEO nos dias atuais é conciliar estas duas práticas, porém com foco muito maior em trabalhar o tráfego induzido.
O Link Building também pode auxiliar neste processo de otimização, porém recomendo que seja utilizado de forma mais moderada.
Excelente artigo. Abraço.
Ola Rafael,
Muito obrigado.
Abraço
Beleza. Assim que possível, venho com mais calma, leio e comento em outros artigos. Parabéns por todos os projetos na Internet! 🙂
Ola Rafael,
Fico contente por saber que o conteúdo esta sendo útil.
Um abraço
Adriano
Certo! 🙂
Olá Adriano, otimo artigo com dicas muito boas.
Algumas, como o Link building eu já tinha noção de como funciona…..
Comprar links e outros não vale a pena, além de ser punido pelo google, acredito que você não obtem um trafego de qualidade.
Por isso acredito muito mais no trabalho de “formiguinha”, onde devagar se vai muito mais longe do que pegar atalhos. Não troco o certo pelo duvidoso!
Abraços e sucesso!
Olá Adriano Luz!
O seu artigo foi muito útil.
Paz e bençãos,
Dinilson Marçal
Ola Dinilson,
Muito obrigado. Fico contente por estar sendo útil.
Um abraço e sucesso!