Abrir uma agência de marketing é difícil, mas com a estratégia certa seu negócio pode decolar.
Se você tem experiência no mundo do marketing ou deseja iniciar um negócio que permita pensar de forma criativa e recomendar soluções para uma gama diversificada de clientes, lançar uma agência de marketing pode ser uma ótima opção.
Estima-se que o mercado global de marketing digital e publicidade seja de US$ 322,5 bilhões e deve crescer para US$ 640,2 bilhões até o final de 2027 . E dentro desse setor, você pode capitalizar em qualquer número de subcampos, incluindo áreas de especialização de nicho que não têm muita concorrência e áreas de rápido crescimento com alto potencial de lucratividade.
É claro que começar uma agência de marketing do zero não é fácil. Para ter sucesso, você precisará seguir alguns princípios e estratégias importantes.
Obter experiência (de uma forma ou de outra)
Primeiro, você vai querer ganhar experiência. Como CEO de uma agência de marketing com praticamente nenhuma experiência em marketing, você seria pressionado a fazer recomendações perspicazes para seus clientes.
O caminho mais comum é ganhar essa experiência para si mesmo. Comece como freelancer , fornecendo serviços de marketing em pequena escala para um número limitado de clientes. Ou desenvolva suas habilidades trabalhando para uma agência de marketing já estabelecida.
Se você não tem muita experiência e deseja começar mais cedo, pode aproveitar a experiência de outros profissionais.
Por exemplo, você pode:
- Faça parceria. Se você tem uma mente voltada para os negócios, mas uma experiência de marketing limitada, considere fazer uma parceria com um especialista em marketing de boa fé que tenha conhecimento comercial limitado. As parcerias complementares geralmente funcionam bem.
- Contratar alguém. Você também pode substituir sua falta de experiência por uma lista de funcionários altamente experientes. Com a equipe certa, sua experiência mínima não é um problema.
- Trabalhe com investidores. Se você tiver pelo menos alguma experiência, poderá contar com a ajuda de investidores para orientá-lo nos estágios iniciais do desenvolvimento da agência.
- Trabalhe com fornecedores. Você também pode trabalhar com fornecedores como a principal fonte de suas recomendações. Nesse modelo, sua agência funciona mais como um canal do que uma fonte direta de estratégias ou táticas de marketing.
Encontre uma maneira de se diferenciar
Existem mais de 40.000 agências de publicidade e afins nos Estados Unidos. Isso é muita competição. Para encontrar clientes e estabelecer uma reputação para sua marca, você precisará de uma maneira de se distinguir.
Felizmente, existem muitas opções para fazer isso. Por exemplo, você pode se concentrar em um tipo específico de cliente, com base no tamanho da empresa, setor ou estágio de crescimento. Você também pode se concentrar em uma área específica, atraindo apenas as pessoas da sua cidade ou estado. Além disso, você pode distinguir sua marca oferecendo uma voz ou perspectiva única sobre o marketing em geral.
Não fuja do rótulo branco
Uma opção para novas agências e empreendedores inexperientes é o white label. Através do white label, você trabalhará com outra agência, oferecendo seus serviços aos seus clientes finais como se fossem seus. Dependendo da natureza desse relacionamento, você provavelmente poderá elaborar estratégias, executar táticas e até produzir relatórios por meio de sua agência parceira; e todos esses ativos serão apresentados pela sua marca.
Você pagará adiantado por esses serviços, geralmente aumentando um pouco o preço para seu cliente final. As margens de lucro são razoáveis, seu cliente ainda recebe um ótimo preço e você pode ter certeza de que seus clientes estão recebendo o trabalho da melhor qualidade.
Pratique o que você prega
Como agência de marketing, é importante praticar o que você prega. Por exemplo, digamos que sua agência recomende formalmente a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para seus clientes. Se seus clientes realizam algumas buscas básicas no site de sua agência e não conseguem encontrá-lo, isso é um sinal de incompetência, hipocrisia ou ambos.
Para causar uma boa primeira impressão e conquistar mais clientes, você precisa dominar todas as estratégias que está recomendando.
Atenda bem seus primeiros clientes
Seus primeiros clientes serão alguns dos mais importantes. Esta é sua oportunidade de provar o que sua agência pode fazer e, muitas vezes, os primeiros clientes servem como porta de entrada para uma cadeia potencialmente infinita de referências. Faça o que for preciso para deixar esses primeiros clientes felizes, mesmo que isso signifique ter pequenas perdas ou fazer sacrifícios adicionais.
Tenha um plano para escalar
As margens das agências de marketing não são incríveis, especialmente se você estiver terceirizando a maior parte do seu trabalho. Se você quiser ganhar dinheiro a longo prazo, precisará de um plano para escalar e atrair mais clientes. Há muitas maneiras de fazer isso, cada uma com vantagens e desvantagens. Por exemplo, você pode investir mais dinheiro em marketing e publicidade, estabelecer um programa de referência ou abrir novos locais em diferentes cidades.
Iniciar uma agência de marketing é difícil, especialmente se você tem pouca experiência no setor de marketing. Mas com a estratégia e acomodação certas para esses pontos importantes, seu negócio tem potencial para decolar.