Se você pensa em melhorar a competitividade do seu negócio, um dos caminhos é levar a sua empresa para outros países. Dessa forma, expandindo as fronteiras, você pode aumentar a lucratividade e a visibilidade.
E não importa o tamanho do seu negócio, tanto as pequenas quanto as médias e grandes empresas hoje têm usado essa estratégia. Além de alcançar outros públicos, esse caminho permite estabelecer novas conexões e parcerias.
Se você quer internacionalizar o seu negócio e ser bem-sucedido, além de ter um bom planejamento estratégico, será preciso conhecer a fundo as normas e os regulamentos do local, ter uma estratégia de marketing adaptada à realidade local e criar uma rede de network.
Faça uma pesquisa prévia sobre o mercado
A pesquisa de mercado vai te ajudar a entender o seu novo público, que tem cultura e costumes diferentes do atual. Para conseguir alavancar as vendas, vai ser preciso conhecer o novo comprador.
A pesquisa também vai fornecer insumos para que você possa montar a sua estratégia de vendas e de marketing. E vai ajudar nas tomadas de decisões e no controle de riscos.
Adaptação da linguagem e cultura
A linguagem e a cultura são aspectos que impactam diretamente as vendas, a estratégia e a alavancagem do seu negócio. Por isso, se quiser ter sucesso, pesquisar sobre as tradições dos seus novos clientes, sua cultura e a forma como eles vão perceber os seus produtos e serviços é fundamental.
A linguagem é outro ponto focal, já que a sua comunicação deverá ser ajustada para que você trabalhe a sua marca, a fim de ganhar autoridade e espaço no mercado, para ter lucratividade e criar um negócio sustentável.
Uma forma de fazer isso é oferecer aos seus funcionários um treinamento que mostre as diferenças entre as culturas e como eles podem vencer essas barreiras e se comunicar da forma certa com o público.
Você também vai precisar adaptar a sua estratégia de marketing de acordo com a linguagem do público e a sua cultura, para refletir os hábitos e valores locais, o que ajudará a criar mais conexão e, consequentemente, vendas.
Planejamento logístico
Planejar a logística é um dos principais aspectos nessa adaptação internacional e também um dos maiores desafios. Para isso, a empresa deve fazer um estudo detalhado do mercado no exterior para definir as melhores estratégias.
Esse processo envolve a definição da cadeia de suprimentos, as estratégias de armazenagem e entrega e os parceiros. Para ter sucesso, é necessário investimento em tecnologia e automação dos processos para ter maior eficiência nas operações e manter um bom relacionamento e uma gestão transparente com os fornecedores.
Entender as leis e regulamentações do local
Para ter um negócio sólido em outro país, uma das regras fundamentais é conhecer muito bem as normas e os regulamentos desse local, para que você possa fazer as adequações necessárias.
E lembre-se de procurar um advogado especialista em direito internacional para te guiar nesse processo de adequação às normas e aos regulamentos. Ele entende melhor do que ninguém sobre a legislação e vai te mostrar as melhores práticas para cumpri-la.
Faça parcerias estratégicas
Para se estabelecer em um novo país, você precisará de uma rede de parceiros sólida e, para isso, terá que focar em associações com empresas locais que possuem afinidade com seu negócio e podem contribuir para a sua sustentabilidade.
Fazer parcerias pode facilitar a compreensão da legislação do local, criar uma rede de contatos e clientes, melhorar sua competitividade e reduzir os custos. Por isso, foque em criar uma rede de network logo nos primeiros meses.
Investir em marketing internacional
Para ter uma comunicação eficiente, você vai precisar de uma estratégia de marketing internacional sólida, com a integração dos canais de vendas. Invista em um bom site, com CRM integrado, para criar sua reputação diante dos clientes. E não se esqueça de criar estratégias de conteúdo em diferentes idiomas do mercado-alvo.