Se você quer aprender a como melhorar o ranking do meu site, é porque já fez de tudo para o seu site ficar nas primeiras posições e nada deu certo, não é mesmo?
Na verdade, não é uma tarefa muito fácil, principalmente porque os algoritmos do Google mudam a cada minuto, e realmente fica difícil saber o que eles realmente levam mais em conta no momento de ranquear um site.
Mas não se preocupe!
Separamos aqui 5 estratégias de agências de SEO que você pode usar que, com certeza, vai fazer com que seu site esteja no topo dos resultados de pesquisa!
Como melhorar o ranking do meu site: 5 dicas para colocar em prática
Quando se trata de como melhorar o ranking do meu site, saiba que os critérios para ter um bom posicionamento nos motores de busca são cada vez mais complexos, e até mesmo difíceis de descobrir quais são.
Os robôs de indexação utilizados pelo Google são responsáveis por classificar milhares de páginas, e para isso, analisam a arquitetura do site, o conteúdo, o tempo de carregamento…
Portanto, diferentes fatores devem ser levados em conta para aumentar suas chances de aparecer nas primeiras páginas, e confira aqui 5 dicas para colocar em prática para melhorar seu ranking no Google:
1.O SEO para otimizar o posicionamento no Google
É indispensável integrar uma estratégia SEO na concepção de um site. Para começar, é necessário fazer uma pesquisa de palavras-chave relacionadas à sua atividade e os produtos ou serviços que você oferece.
E qual o objetivo?
Identificar as pesquisas feitas pelos internautas no Google e utilizá-las no seu conteúdo.
Esse método visa a facilitar o trabalho de indexação dos Googlebots para garantir que seu site seja bem ranqueado.
Lembrando que as palavras-chave devem estar bem contextualizadas para mostrar uma certa credibilidade aos olhos do Google.
Você entendeu que o conteúdo do seu site deve ser rico e atrativo, tanto para os robôs quanto para seus leitores.
Os textos devem ser originais e o ideal é postar pelo menos um a cada dia, o que é muito apreciado, tanto pelo Google como pelos seus visitantes.
2.Levar em conta a experiência do usuário
Se o SEO tem por objetivo satisfazer os robôs do Google, você deve considerar que a experiência do usuário visa agradar os internautas que acessam seu site.
A experiência do usuário agrupa diversos conceitos, como a ergonomia, a intuitividade, o design e a acessibilidade, que são aspectos sobre os quais seu site será julgado antes de ser posicionado nos resultados.
Lembrando que o Google tem como objetivo fornecer resultados de pesquisa personalizados, no mínimo de tempo aos seus usuários.
Veja algumas perguntas a se fazer:
- As informações para entrar em contato com você são facilmente identificáveis?
- O site carrega rápido?
- Seu site conta com uma versão para dispositivos móveis?
- É agradável navegar no seu site?
- Seu conteúdo é atualizado?
Veja também: SSSTiktok – Como baixar videos do tiktok sem marca d’água.
3.Backlinks e links internos
Se você ainda não sabe o que é backlinks, tenha em mente que hoje em dia é uma das melhores estratégias de como melhorar o ranking do meu site.
São links de outros sites apontando para o seu, e é uma estratégia que consiste em troca de visibilidade para levar os internautas a explorar outros sites e assim, favorecer o tráfego.
Por outro lado, é muito apreciada pelos mecanismos de pesquisa, mas nada de abusar e apenas inserir backlinks de sites confiáveis e com autoridade.
Dessa forma, é como se você “pegasse” a autoridade desses sites terceiros, porém, é importante que a temática tenha relação com o seu conteúdo.
Já os links internos são aqueles que você insere nos seus artigos direcionando para outras páginas do seu próprio site.
Recomenda-se integrar em cada um dos seus artigos pelo menos dois links para equilibrar sua PageRank.
4.Aumente a velocidade de carregamento do seu site
A rapidez das suas páginas é outro critério determinante em uma estratégia de SEO.
Isso porque, um site que carrega rápido proporciona uma boa experiência ao usuário, o que é fortemente apreciado pelo Google.
Como uma boa indexação no Google é a chave do sucesso do seu site, um tempo de carregamento muito lento poderá afetar seu ranking no motor de busca.
Vale a pena verificar o tamanho das suas imagens e vídeos, pois quando são muito pesados, deixam o carregamento mais lento.
5.Fazer um acompanhamento de sua audiência
Seja qual for o tamanho do seu site e o número de visitas que recebe, é indispensável acompanhar sua audiência para saber quais as páginas mais consultadas, a quantidade de visitantes que saiu…
Tudo isso com o propósito de como melhorar o ranking do meu site!
O Google Analytics é uma ferramenta que você pode usar para ter acesso às estatísticas detalhadas do seu site, e avaliar o que está e não está funcionando.
Saiba que os robôs do Google têm também acesso a essas informações e se baseiam nelas para determinar sua classificação nos resultados de pesquisa.
Considerações finais
Ao colocar em prática essas 5 dicas de como melhorar o ranking do meu site, além de aumentar suas chances de aparecer na primeira página, vai gerar um tráfego mais qualificado e mais vendas!
Agora, se tudo ainda parece muito complicado, a sugestão é conversar com um especialistas da agência SEO para te ajudar a acelerar todo esse processo!